LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

EM BUSCA DO CONHECIMENTO

Autor(es):

AMARAL,Schirlei, Graduanda em Educação Especial, Aluna de Graduação

PADILHA,Juliana, Graduada em pedagogia,Graduanda em Educação Especial, Aluna de Graduação

, ,

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Este projeto foi desenvolvido na disciplina de Teorias da Aprendizagem buscando
reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do
reconhecimento da evolução cognitiva do homem e tentam explicar a relação entre o
conhecimento pré-existente e o novo conhecimento, voltando para o papel do aluno como
sujeito ativo na construção do conhecimento, e para o reconhecimento do valor meramente instrumento dos conteúdos curriculares.

Objetivos:

Os objetivos propostos propõem o entendimento do
processo de aprendizagem para facilitar um aprendizado
mais efetivo. Buscar reconhecer o ato de ensinar e
aprender a relação pré-existente e o novo conhecimento.
Envolver os alunos nas atividades refletindo sobre
experiências, deduzindo o significado da reflexão.Colocar
em ação a percepção recém adquirida através de uma
mudança de comportamento ou de atitude.

Metodologia

As discussões e leituras bibliográficas efetivadas na disciplina nos levaram a entender e
trilhar o caminho do conhecimento que é tido como uma cadeia de idéias que são
acrescentadas ao longo das vivências e práticas cotidianas.Porém o saber docente não é
da prática sendo também nutrido pelas teorias da educação ao nos apropriarmos de
fundamentação teórica nos beneficiamos de vários pontos de vista para uma tomada de
decisão dentro de uma ação contextualizada adquirindo perspectiva de julgamento

Considerações Finais:

Considerações finais A análise que realizamos por ter desenvolvido o projeto nos levou
a entender que o docente se apropria do conhecimento e se beneficia das contribuições
teóricas referentes as compreensões de aprendizagem escolhe as melhores formas de
trabalhar vence as dificuldades e vê com clareza as novas possibilidades de uma atuação
com qualidade.

Referências Bibliográficas

Bessa,Valéria da hora/Teorias da aprendizagem./Valéria da hora Bessa2. Ed.-Curitiba:IESDE Brasil
S.A.,2011

Pôster id: 2674, enviado por: Schirlei Fabiane Fava do Amaral

Instituição de Origem: Centro Universitário UNIFACVEST: