LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO A LUZ DA ESPIRITUALIDADE

Autor(es):

SILVA,Leandro da., Enfermagem, Promotor de Vendas

PEREIRA, Milena Rodrigues, Enfermagem , Tec. Enfermagem

PEREIRA, Vania Cleia , Enfermagem, Cozinheira

, ,

Categoria:

IV Cultura, Inclusão e Diversidade;

Introdução

Este trabalho tem a perspectiva de contribuir com a saúde de pacientes sob risco de suicídio ou sobreviventes de tal ato; tendo em vista que o suicídio é um grave problema de saúde pública.
A espiritualidade é descrita como benéfica em grande parte dos estudos, que relatam desde a melhora na imunidade, proteção contra infecções, menor nível de ansiedade, melhora na qualidade de vida, auto estima, diminui a dor, o enfrentamento de doenças, dentre outros (JORDAN, 2019).
A saúde mental é a área que mais utiliza a espiritualidade como forma de prevenir indiretamente o suicídio e a relaciona a recuperação mais rápida de quadros depressivos e consequentemente a diminuição da tentativas.

Objetivos:

Enaltecer a espiritualidade como forma de auxiliar na prevenção ao suicídio.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa fundamentada em revisões bibliográficas. A pesquisa bibliográfica, de acordo com Andrade (2017), se refere a, sendo aquela que é elaborada a partir de material já publicado em livros, revistas cientificas e internet, neste caso, acrescentam-se ainda, dissertações.

Considerações Finais:

: A espiritualidade traz muitos benefícios a saúde, em grande parte dos estudos, é relatado a melhora na imunidade, proteção contra infecções, melhora mais rápida em quadros de depressão, sensação de felicidade, otimismo, diminui a dor, melhora a atividade cardiovascular, o enfrentamento de doenças, menor nível de ansiedade, melhora na qualidade de vida, auto estima e esperança.
Portanto devem haver mais estudos que consigam mensurar os achados clínicos, a ponto de se conseguir maior visibilidade para o tema espiritualidade e deste modo uma maior inserção e aceitação por parte dos profissionais da saúde e usuários.
Assim, sugere-se que mais estudos complementem esta temática .

Referências Bibliográficas

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
JORDAN, P W. Barbosa, L N F. Espiritualidade e formação nos programas de residência em saúde de uma cidade no nordeste brasileiro. Rev. bras. educ. med. vol.43 no.3. Brasília. 2019. Scielo. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2022.
LIMA, C. T. A. et al. Religiosidade e envelhecimento: um retrato dos alunos da universidade da maturidade. Online. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.11-2019. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2022.

Pôster id: 2656, enviado por: Milena Rodrigues Pereira

Instituição de Origem: UNIFACVEST: