LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

CUIDADOS DE ENFERMAGEM FRENTE A CLIENTES EM USO DE BENZODIAZEPÍNICOS

Autor(es):

ALMEIDA, Adriely Motta de, Graduanda de Enfermagem, Acadêmica de Enfermagem

ATHAYDES, Mariele Gozzi de , Graduanda de Enfermagem , Acadêmica de Enfermagem

CACHOEIRA, Rafaela Alves, Graduanda de Enfermagem , Acadêmica de Enfermagem

FLORES, Ladyanne Kessi, Enfermeira, MBA em gestão hospitalar, Enfermeira, docente do centro universitário Facvest

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Os Benzodiazepínicos são medicamentos pscicotrópicos de prescrição limitada usados para crises agudas de ansiedade, insônia, convulsões e em terapia intensiva para colaborar com a sedação do cliente, ao avaliar que pode haver uma hiperdosagem, a rápida ação do profissional Enfermeiro em evidenciá-la e comunicar ao profissional médico, junto a prescrição e fazer a administração do antagonista, podendo assim salvar a vida do cliente.

Objetivos:

Enfatizar ao acadêmico e ao profissional Enfermeiro a interação entre os medicamentos Benzodiazepínicos com a potencialização da ação inibitória do neurotransmissor Ácido Gama Aminobutírico (GABA), que tem a capacidade de deprimir o sistema nervoso central (SNC).

Metodologia

Para este trabalho foi realizado um levantamento de dados científicos, baseado na análise de artigos indexados e não indexados ao assunto. As bases de dados pesquisadas foram PubMed e Scielo, utilizando como palavras chave: benzodiazepínicos/benzodiazepines , Benzodiazepínicos e abuso/benzodiazepine and abuse e Cuidados de Enfermagem/Nursing Interventions, sem limite de ano . Após a busca, foram lidos e selecionados os artigos para a descrição do trabalho enfatizados na interação entre os medica

Considerações Finais:

Através da análise dos artigos selecionados, relacionados a utilização de benzodiazepínicos, considera-se que a ação farmacológica pode ser revertida através de antagonistas específicos como o Flumazenil e apesar da associação com outros depressores, a ação antagonista ainda se faz presente. Estudos eletrofisiológicos evidenciaram que os efeitos dos Benzodiazepínicos foram reduzidos ou mesmo evitados pelo uso prévio de antagonistas do receptor GABA ou inibidores de sua síntese, evidenciando o uso do Flumazenil (início de ação rápida e duração curta) em casos de superdosagem. Citando a participação fundamental da equipe de enfermagem frente ao rebaixamento do nível de consciência.

Referências Bibliográficas

BARRETO, Lília Maria Cristina Lira Sá de. Cuidados de enfermagem ao paciente em uso de benzodiazepínicos. Repositório Institucional – UFSC, set.2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167461. Acesso em: 20 mai. 2022.
BERNIK, Márcio Antonini. Et al. Benzodiazepínicos: padrões de uso, tolerância e dependência.
SciELO - Scientific Electronic Library Online, mai.2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0004-282X1990000100020. Acesso em: 20 mai. 2022.
BOUNDS. Connor G. Et al. Benzodiazepines. National Center for Biotechnology Information, nov.2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470159/. Acesso em: 20 mai. 2022.
Farmacologia dos Benzodiazepínicos: tudo em um só lugar! SANAR, mai.2019. Disponível em: https://sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/farmacologia-dosbenzodiazepinicos-farmacocinetica-bdz. Acesso em: 20 mai.2022.

Pôster id: 2651, enviado por: Rafaela Alves Cachoeira

Instituição de Origem: Centro Universitário Facvest: