LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Síndrome cólica em equinos

Autor(es):

FROEHNER, Stefanie Raíssa , Graduando em Medicina Veterinária , Estudante

BOFF, Rachel Nuñez, Graduando em Medicina Veterinária , Estudante

EISING, Yasmin Cristiny, Graduando em Medicina Veterinária , Estudante

DOS SANTOS, Josieli, Graduando em Medicina Veterinária, Estudante

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Os equinos acompanham a história da humanidade, sendo notória a sua importância. Atualmente a utilização de tal espécie está mais relacionada a fins de esporte e lazer, além de serem importantes na economia mundial como um todo, movimentando bilhões de dólares anualmente (MAPA,2016).
Os cavalos são propensos a desenvolverem doenças gastrointestinais, comumente conhecida como Cólica ou “nó nas tripas”. Afecção na qual proporciona dor abdominal aguda, desidratação, agitação e alterações comportamentais, instabilidade hemodinâmica de moderada a grave, podendo levar o animal a óbito de forma rápida (CAMPELO,2008).
As principais causas de cólica são os problemas gastrointestinais, mu

Objetivos:

O objetivo deste trabalho foi apresentar a população para que tenha o conhecimento da síndrome cólica em equinos e com os sinais clínicos na qual ela apresenta a população em geral e criadores ter a prudência de chamar um profissional, médico veterinário para resolver a enfermidade.

Metodologia

A metodologia empregada no trabalho foi a revisão de literatura. Foram utilizados artigos cientificos nacionais disponibilizados em plataformas como Scielo e Pubvet, procurando as palavras chaves como : cólica, sindrome cólica, problemas gástrointestinais, equinos e gastroenterites.

Considerações Finais:

Contudo conclui-se que com a domesticação desta espécie e o excesso de estabulamento destes animais, acarretou em uma mudança alimentar brusca. Um animal que em vida livre fica 60% do seu tempo pastejando e tendo a possibilidade de selecionar as forragens presentes na pastagem e quando estabulado passa se alimentar 15% do tempo no seu dia. Com uma alimentação fornecida muitas vezes de baixa qualidade para reduzir custos, com altos níveis de carboidratos, na qual conforme estudos favorecem a cólica.Além de alimentos com baixo teor de umidade, como os fenos, que dificultam a digestão, além do fornecimento inadequado de concentrado. Portanto deve-se analizar os prós e contras antes

Referências Bibliográficas

ALVES,C.A.M;CABREIRA,B.S; ESPOSITO,V; FERREIRA,M.A;FRANCELLINO,J.O.R; NAHUM,M.J.C. Pronto atendimento de síndrome cólica em equinos, revisão da literatura (2015) Disponível em http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/_2015-11-27-12-13-3.pdf. Acesso em 22 de set de 2022.

CAMPELO,Jairo. Cólica equina. Revista científica eletônica de medicina veterinária – issn: 1679-7353 . Disponível em://faef.revista.inf.br. Acesso em 21 de set. de 2022.
MAPA. Revisão do Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo. 2016. Disponível em : https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/camaras-setoriais-tematicas. Acesso em 21 de set. de 2022.

PEDROSA, Ana Rita Ponce Álvares de Águeda - Cólicas Em Equinos: Tratamento Médico Vs Cirúrgico – Critérios De Decisão. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Medicina Veterinária (2008). Disponível em : https://www.repository.utl.pt/bitstream/%C3%BArgico%20crit%C3%A9rios%20de%20deci s%C3%A3o.pdf. Acesso em 22 de

Pôster id: 2629, enviado por: Stefanie Raíssa Froehner

Instituição de Origem: Unifacvest :