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Gestão por Competências

Autor(es):

CABRAL, Greicy Kelly Lourenço , Graduanda em Administração , Aluna de Graduação

MARQUES, Beatriz Barbosa de Souza, Graduanda em Administração , Aluna de Graduação

VELHO, Cátia de Souza , Graduanda em Administração, Aluna de Graduação

FERREIRA, Débora Lourenço , Graduanda em Administração, Aluna de Graduação

Categoria:

V Gestão, financiamento e legislação

Introdução

A gestão de pessoas por competências é uma ferramenta utilizada pelas organizações para melhorar a forma de conceber e lidar com as pessoas dentro da organização e com isso proporcionar seu engajamento nas estratégias melhorando o relacionamento deste setor com as demais áreas. Com isso, visam orientar seus esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar as competências necessárias à consecução de seus objetivos. As competências devem ser desenvolvidas e utilizadas no dia-a-dia, agregando valor as atividades individuais e contribuindo para o bem comum, através da melhoria de processos que envolvem uma ou mais áreas, bem como as relações humanas no ambiente de trabalho.

Objetivos:

A gestão de competências é uma estratégia cada vez mais utilizada para conhecer melhor sobre as competências das equipes, as funções de cada um e seus potenciais. Neste sentido, envolve tanto a parte técnica, quanto a comportamental.

Metodologia

O modelo de gestão por competências reconhece, caracteriza e amplia conhecimentos, habilidades e atitudes no sentido de contribuir tanto com à organização quanto ao indivíduo. Chiavenato (1981) “define competências como as características das pessoas que dão a sustentação de vantagens competitivas, relacionadas ao trabalho gerencial e profissional, elas ajudam na organização e no objetivo estratégico do negócio”

Considerações Finais:

A Gestão por Competências no ambiente de trabalho é fundamental e de suma importância tanto para os colaboradores como para a Instituição. Quando o colaborador tem clareza dos processos institucionais, bem como da abrangência de suas atribuições, consegue criar sentido nas atividades profissionais, sendo mais assertivo em suas entregas e tendo assim mais qualidade de vida no
trabalho e de vida. Instituição esteja mais coesa e fortalecida para oferecer aos alunos um serviço educacional de alta qualidade.

Referências Bibliográficas

http://www.fumec.br/anexos/servicos/professor/cipa/Karine-Araujo-e-Marco-Gomes.pdf

Pôster id: 2551, enviado por: Ana Caroline da Luz de Oliveira

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest :