LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

LEV VYGOTSKY E SUA TEORIA SOCIO-INTERACIONISTA

Autor(es):

CASTANHA, Fernanda Vieira , Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais, Mestranda em Praticas Transculturais , Professor do Centro universitário Unifacveste e Graduando em Educação e Especial

ALVES, Roseli Lisboa Rosa, Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais, Mestranda em Praticas Transculturais, aluno de graduação em Educação Especial

TOMAZ, Salete Rodrigues, Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Educação Especial, Graduanda em Educação Especial, aluno de graduação em Educação Especial

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Este projeto desenvolvido na disciplina de teoria da aprendizagem procura demostrar o que foi pensado sobre o psicólogo Russo Lev Vygotsky, teoria socio- cultural, onde o homem educa-se na convivência com os outros, constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social. Em nosso estudos em Vygostky, tivemos a clareza que aprendemos e nós desenvolvemos na interação com os demais, sendo de fundamental importância em nossas praticas docente esta interação.

Objetivos:

Conhecer as diversas metodologia de ensino para ser mediada pelo profissional de educação;
Diferenciar a metodologia usada pelos profissionais docente;
Usufruir quando necessário das metodologias que seja favorável à nossa docência;

Metodologia

O projeto foi desenvolvido através de leitura bibliográficas e artigos fundamentada epistemologicamente nós levaram a buscar o entendimento de que o estudante tem um papel ativo na construção do próprio conhecimento, sendo o professor mediador neste processo, intermediando a resolução de problemas e estigando o estudante a mais questionamento, usando o conhecimento pessoal e prévio doestudante, gerando assim uma aprendizagem dinâmica e prazerosa para os estudante.

Considerações Finais:

Este projeto contribuiu significativamente para nossa futura docência, onde perpassamos pelas várias metodologias, construtivista, Montessori, freiriana, invertida, behaviorismo e tantas outras existentes que contribui com as práticas docentes. Contudo ao adentra neste universo das teorias, tivemos a certeza que não precisamos nos apropriar de apenas uma delas, pois todas contribuem para o desenvolvimento do ensino aprendizagem.

Referências Bibliográficas

https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/pensadores-que-inspiram-vygotsky-e-o-desenvolvimento-das-criancas/ acessada em 19/09/2022

https://travessaeducacional.com.br/metodologia-de-ensino/ acessada em 19/09/2022

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=343

https://www.google.com/search?q=qual+a+metodologia+pensada+por+jean+piaget&oq=qual+q+metodologia+pensada+por+jeam+&aqs=chrome.1.69i57j33i10i160l3.38271j0j9&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Pôster id: 2547, enviado por: Fernanda Vieira Castanha

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvesti: