LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Controle motor

Autor(es):

Ruth Dos Santos De Macedo, Graduado em fisioterapia , WIGGERS, Vanusa. Lato sensu em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva. Lato Sensu em Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Professora Centro Universitário Unifacvest.

Rosa, Luana, Graduado em fisioterapia , FILHO, Álvaro Muniz. Lato Sensu em acupuntura. Mestrando em prática transculturais. Professor Centro Universitário Unifacvest.

, ,

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

O controle motor é feito por sistemas que trabalham em
conjunto para realização do movimento e reajuste postural. A visão atual é que a medula espinhal tem certos programas motores para a geração de movimentos coordenados, e que esses programas são acessados, executados e mudados por comandos descendentes do cérebro. Portanto, o controle motor pode ser dividido em duas partes: a medula espinhal, que comanda e controla a contração coordenada dos músculos, e pelo encéfalo, que comanda e controla os programas motores na medula espinhal. O sistema sensorial manda informações do ambiente, que serão utilizadas para produzir ações para mudar o meio externo.

Objetivos:

O objetivo desse pôster é puramente informativo, o qual o aborda uma revisão bibliográfica sobre o controle motor.

Metodologia

Este trabalho foi feito através de pesquisas em livros que explicam sobre o controle motor e sua importância para o movimento corporal. O controle motor é exercido por um conjunto de sistemas que realizam o movimento, tratando-se de um grande número de circuitos na medula espinal, responsáveis pelo controle coordenado dos movimentos, como os associados a locomoção, que pode ser gerado sem a intervenção do encéfalo.

Considerações Finais:

Podemos dizer que o nosso controle motor é um mecanismo responsável por produzir e controlar os nossos movimentos. O sistema motor é complexo, relacionando-se a um conjunto de órgãos programadores, planejadores, executores e ordenadores, que se inicia em diversas regiões cerebrais e termina na contração
e relaxamento muscular.

Referências Bibliográficas

Robert Lente. Cem bilhões de neurônios. Conceitos Fundamentais de neurociência.
Kandel. Princípios da Neurociência
Eric R. Kandel, James H. Schwartz, Thomas M. Jessell, Steven A. Siegelbaum, A. J.
Hudspeth. Princípios de Neurociências. 5 edição

Pôster id: 2546, enviado por: Ruth Dos Santos De Macedo

Instituição de Origem: Unifacvest :