LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Bioconcreto

Autor(es):

Pereira, Walaf, Graduando em Engenharia Civil, Aluno de graduação

Kuhn, Camila, Graduanda em Engenharia Civil, Aluno de graduação

Wolff, Célia, Graduanda em Engenharia Civil, Aluno de graduação

Ramos, Luisa Vitória Fenner, Graduanda em Engenharia Civil, Aluno de graduação

Categoria:

III Tecnologias, logística e sustentabilidade;

Introdução

O concreto é um dos materiais de construção mais utilizado no mundo sendo comum em todos os tipos de estruturas, mas que infelizmente acaba sofrendo danos com o passar do tempo. Assim, uma equipe de cientistas da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, liderada pelo microbiólogo Hendrik Marius Jonkers desenvolveu o bioconcreto, uma inovação muito revolucionária na construção civil.

Objetivos:

O Bioconcreto é um tipo de concreto que utiliza bactérias em sua composição. Para criá-lo foram introduzidas colônias de bactérias bacillus pseudofirmus e lactato de cálcio (seu alimento natural) no concreto tradicional.
Essas bactérias sobrevivem em ambientes com PH alto podendo habitar em locais tão hostis quanto crateras de vulcões ativos, algo semelhante com o ambiente fornecido pelo concreto.
Ele é capaz de se regenerar por meio da alimentação e da digestão das bactérias.

Metodologia

Quando aparece fissuras nas edificações feitas de Bioconcreto as bactérias ficam expostas a umidade e ao oxigênio. Em contato com estes elementos elas saem da inércia, consomem o lactato de cálcio e liberam calcário como resultado de sua digestão. Esse calcário ocupa os espaços abertos no concreto, reparando as fissuras em até três semanas.
Uma de suas vantagens é que ele pode reparam fissuras de qualquer comprimento, até de km.

Considerações Finais:

Contudo, ele ainda se torna um material muito eficiente, já que as fissuras que ele repara podem causar um colapso na edificação.
As bactérias presentes no bioconcreto podem sobrevive por até 200 anos, levando a uma economia considerável, já que diminui os custos com manutenção e aumenta a vida útil da edificação.
Então, após conhecermos um pouco sobre o bioconcreto constatamos que além de possuir muitas vantagens em relação ao seu custo-benefício, também é sustentável. Ele diminui as reparações em edificações (que emitem CO2) e consome o CO2 presente no ar. Assim, na hora de avaliar se vale a pena usar o bioconcreto, devemos levar em conta todos estes seus benefícios.

Referências Bibliográficas

EQUIPE CELERE. Celere. Bioconcreto: o superconcreto que se autorrepara . [S.l.]. Abundantia Digital LTDA, 2021. Disponível em: https://celere-ce.com.br/inovacao/bioconcreto/#:~:text=Bioconcreto%20%C3%A9%20um%20tipo%20de,pelo%20microbi%C3%B3logo%20Hendrik%20Marius%20Jonkers.. Acesso em: 22 set. 2022.
WEG - BLOG TOMADAS E INTERRUPTORES BLOG TOMADAS & INTERRUPTORES. WEG. Bioconcreto: o que é e como ele é capaz de se regenerar. [S.l.]. WEG - Blog tomadas e interruptores Blog Tomadas & Interruptores, 2021. Disponível em: https://www.weg.net/tomadas/blog/arquitetura/bioconcreto-o-que-e-e-como-ele-e-capaz-de-se-regenerar/. Acesso em: 21 set. 2022.

Pôster id: 2513, enviado por: Luisa Vitória Fenner Ramos

Instituição de Origem: UNIFACVEST: