LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Radionuclídeo: Samário

Autor(es):

Sabrina, Radiologia , Juliana Facchini

, ,

, ,

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Radionuclídeos ou radioisótopos são isótopos instáveis, ou seja, sujeitos ao processo de decaimento radioativo. Para entender melhor essa definição, vamos recordar as aulas de Química. Átomos são formados por partículas com carga positiva (prótons), neutra (nêutrons) e negativa (elétrons).
Um bom exemplo de Radionuclídeo é o Samario- 153, feito artificialmente e usado para dores osseas, sendo este um radionuclideo que emite particulas beta e fotons de gama sendo estes consecutivamente para terapia óssea e diagnostico. Sua aplicação se da diretamente no sistema nervoso do paciente.

Objetivos:

Tem-se como objetivo ser um meio informativo sobre Radionuclídeos e em especifico o Samário, apresentando dados e seus conceitos, bem como e onde é utilizado

Metodologia

Trata-se de um banner informativo-quantitativo, onde Através de pesquisas em livros e sites como SciELO-Brasil,
foi obtido informações com dados.
Apresentando vantagens e o porque do beneficio apresentando onde é produzido.

Considerações Finais:

Como considerações finais tem se que meios de obtenção de uma melhor qualidade de vida do paciente é o foco de toda a área da saúde, logo também se aplica aos meios paliativos como o caso do SAMAR-153, bem como todos os outros radionucídeos não apresentados aqui.

Referências Bibliográficas

https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/radiopharmaceutical-oral-route/description/drg-20070231 ACESSO 21/09/2022 AS 15:54

Pôster id: 2289, enviado por: Sabrina Juliana Moreira

Instituição de Origem: Facvest: