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Tendências pedagógicas

Autor(es):

SÁ,Marcia Santos, Graduada em Pedagogia , Acadêmica em educação Inclusiva

NEGRI,Jennifer , Graduada em pedagogia , Acadêmica de educação Inclusiva

SOUSA,Maria Eduarda Colombo , Graduanda em educação Inclusiva , Acadêmica de educação Inclusiva

FONTOURA, Ana Paula Barros Barbosa, Graduanda em educação Inclusiva , Acadêmica de educação Inclusiva

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução


Neste artigo apresentaremos as principais
tendências pedagógicas adotadas em nosso país.
As tendências pedagógicas sempre foram influenciadas
pelo momento cultural e político da sociedade.
Essas tendências são divididas em dois grupos:
Tendências liberais e tendências progressistas.
Nas tendências liberais estão inclusas:
tendência tradicional, tendência renovadora progressiva,
tendência renovadora não diretiva (nova escola) e tendência tecnicista.
Já nas tendências Progressistas estão inclusas:
tendência progressista liberadora, tendência libertária e tendência crítico-social dos conteúdos.

Objetivos:

Apresentar uma análise sobre as teorias de
aprendizagem.
Estudar e aprimorar as tendências, para
servir de embasamento nas suas práticas
pedagógicas.
Esclarecer quais são e como são definidas
cada uma das tentendências pedagógicas
brasileiras.

Metodologia

Nessa pesquisa utilizaremos a metodologia de sites
bibliográficos que possam apontar e delimitar sobre as
tendências pedagógicas já aplicadas durante a trajetória
histórica de nosso país.
Para produção do mesmo, foram utilizados recursos como:
artigos, sites bibliograficos,entre outros.

Considerações Finais:

t concluímos que é inevitável a evolução das tendências e que é
preciso mudar os paradigmas conservadores, pois todo o processo educacional
deve ser sempre pensado, refletido e reavaliado a todo instante. Para que
tenhamos uma educação de qualidade e educadores abertos a aquisições de novos
conhecimentos se faz importante uma reflexao sobre sua prática pedagógica, vale
lembrar que os educadores não devem expor uma só tendência de forma isolada,
mas sim usufruir das demais e determinando qual momento adequado para trabalhar em sala de aula.

Referências Bibliográficas

https://educador.brasilescola.uol.com.br/
https://novaescola.org.br
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia:
Saberes Necessários à Prática Educativa. São
Paulo: Paz e Terra,1996. (coleção leitura

Pôster id: 1795, enviado por: Marcia Santos de Sá da Silva

Instituição de Origem: Unifacvest: