LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Carcinoma de Células Escamosas

Autor(es):

Cechinel, Lilian, Graduando Medicina Veterinária , Acadêmica de Medicina veterinária

Riscarolli,Danielli, Graduanda em medicina veterinária , Acadêmica de medicina veterinária

Lacerda, Larissa, Graduando Medicina veterinária , Acadêmica de medicina veterinária

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A neoplasia é um crescimento de células que se proliferam descontroladamente, cuja a semelhança com as células originadoras é significante, porém não exerce nenhuma função útil ao seu hospedeiro (1). Conhecido popularmente como “massa” o CCE, se manifesta principalmente em regiões despigmentadas e de superfícies de mucosa. Acredita-se que a exposição à luz solar seja um fator desencadeador do carcinoma de células escamosas (CCE), devido a ação carcinogênica da radiação ultravioleta, principalmente em animais de pelagem branca e imunossuprimidos. Não tem carácter zoonótico, mas existem outros fatores de riscos relatados, como a ausência de pelos, úlceras crônicas, albinismo, papilomavírus.

Objetivos:

O Presente trabalho tem como objetivo é relatar um caso clínico de um felino doméstico, diagnosticado com carcinoma de células escamosas em um pavilhão auricular, cursando com abcesso, no qual foi indicado a cirurgia de conchectomia na orelha que foi afetada.

Metodologia

Foi realizado o atendimento na Clínica Unifacvest no dia 15/02/22, uma gata que pesava 3,85 Kg, com 2 anos e 3 meses de idade, sem raça definida, com uma lesão na orelha esquerda. A paciente foi submetida ao exame físico, avaliando os parâmetros cardíacos FC 188 bpm, respiratórios FR 36, linfonodos inguinais reativos, mucosas normocoradas, tempo de preenchimento capilar de 2 segundos, temperatura de 38,4 ºC, encontrava-se no dia hidratada e seu estado nutricional era bom.

Considerações Finais:

Não temos uma conclusão exata sobre como está a paciente atualmente, pois não tivemos mais retorno da gata após o procedimento, mas pelos atendimentos, histórico e receituários que nos foi concedido, juntamente com o termo de compromisso, vimos que foi realizado o procedimento cirúrgico denominado Conchectomia Unilateral Terapêutica. Foi recomendado para a tutora o uso do colar elizabetano durante o pós operatório em tempo integral. Também recomendado o uso de protetor solar no focinho e orelhas, evitar a exposição solar, afim de proporcionar um tempo de vida aceitável e com qualidade.

Referências Bibliográficas

(1) SANTOS, et.al.; Carcinoma de células escamosas em felino: relato de caso. Recife. REVISTA PUVET, julho, 2018.
(2) PAIXÃO, A., CALDEIRA, J., LEOCÁDIO, J., MARTINS, L. A importância da integridade da barreira cutânea na prevenção da alergia veterinária. Portugal. Rev Port Imunoalergologia 2022.
(3) SANTOS, P.C.G., RODER, P.R., GUIMARÃES, J.G.P. Carcinoma de células escamosas em gatos: relato de caso. São Paulo. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária - Periodicidade Semestral – Edição número 3 – julho de 2004.

(4) BUTARELLO, L., PRIMAZ.L.S., JAQUES, M, A., GUERRA, M, E, M., PAIM, G, M., BECKMANN ,V ,D. Carcinoma de células escamosas auricular em felino – relato de caso. Novembro 2020.

KAHN, C.M.; Manual Merck de veterinária. 9ª ed. São Paulo: Roca, 2008.p.2301.

Pôster id: 1461, enviado por: Lilian Pereira Cechinel, Danielli Scheidt Riscarolli, Larissa Lacerda

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest :