LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

REDUÇÃO DE ANTIBIÓTICOS EM TRATAMENTO EM MASTITE CLINICA

Autor(es):

BORGUES, Rosa, Graduanda em Medicina Veterinária, Aluna da Graduação

AMARAL, Janaína, Graduanda em Medicina Veterinária, Aluna de graduação

BALDESSAR, Jonas, Graduando em Medicina Veterinária, Aluno de graduação

ARRUDA, Deisy, Graduação em Medicina Veterinária, Mestre em Ciência Animal, Professora do Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

O sexto produtor mundial de leite e derivados é o Brasil, desenvolvendo um papel fundamental no suprimento de alimentos para população, ajuda na geração de empregos. Esse sistema de agroindústria gerado pela produção leiteira pode ser afetado de algumas formas e uma delas é a mastite bovina (ZANUTTO,2015), essa patologia atinge a glândula mamaria das vacas, reduzindo a produção de leite, devido a diminuição de sua qualidade. A mastite bovina é causada devido a ação de um agente infeccioso, como vírus, fungos e bactérias(ALTES,et,al,2019), dividida em mastite clínica, sinais na aparência do leite e do úbere do animal infectado e na subclínica com testes laboratoriais.

Objetivos:

Essa revisão bibliográfica se caracteriza na execução de apanhados de estudos que tem como finalidade permitir conhecimentos sobre o problema.
A mastite bovina é causada devido a ação de um agente infeccioso, como vírus, fungos e bactérias(ALTES,et,al,2019), dividida em mastite clínica, sinais na aparência do leite e do úbere do animal infectado e na subclínica com testes laboratoriais.

Metodologia

Caracteriza na execução de apanhados de estudos como finalidade permitir conhecimentos sobre o problema, obtida também, por meio de uso correto de antimicrobianos e outros agentes terapêuticos no tratamento da mastite clinica e no tratamento à secagem. É feito uma análise CCS laboratorial, onde ocorrerá a visualização das variantes do volume e da composição do leite produzido, que pode ser diagnosticada devido ao método California MastitesTest (CMT) (PAZ, 2016).

Considerações Finais:

Em decorrência das alterações inflamatórias da glândula mamária, causam prejuízos aos produtores, indústrias, e ao consumidor, podendo causar problemas a saúde. Os resíduos de drogas administradas para tratar a mastite, é motivo de preocupação aos médicos veterinários, afetando a vida de animais com hipersensibilidade e retira a prevenção correta do leite e seus derivados. Diante disso alguns estudos apontam que a diminuição na utilização de antibióticos resulta em um melhor tratamento de mastite 20 a 30% das infecções da glândula mamária são eliminadas espontaneamente pelo sistema de defesa do animal, e que o manejo, ambiente e alimentação coladora para a redução da mesma.

Referências Bibliográficas

PHILPOT, W.N.; NICKERSN, S.C.Mastitis: Counter Attack. Naperville: Babson Bros, 1991. 150p. RADOSTITS, O.M; GAY, C.C; BLOOD, W.C;
HEMCHELIFF, K.W. Clínica Veterinária – Um tratado de doenças dos Bovinos, Ouvinos, Suínos, Caprinos e Eqüinos, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000, p. 541-621.
RUBHUN, W.C. Doenças do Gado Leiteiro, São Paulo: Roca, 2000, p. 339-370. SMITH, B. Tratado de Medicina Interna de Grandes Animais, V.2, São Paulo: Manole, 1994, p. 1045-1056
ZANUTTO, Mirella Rossitto. Capacidade de adesão, invasão e produção de enterotoxinas de Staphylococcus aureus isolados de leite de vacas com mastite subclínica e leite humano de um banco de leite. Dissertação. BOUCATU, p,94, 2015.
BRAGA, Raiza Araujo et al. Morfofisiologia, afecções e diagnóstico ultrassonográfico da glândula mamária em bovinos: revisão de literatura. Nucleus Animalium, v. 7, n. 1, p. 2, 2015.

Pôster id: 1432, enviado por: Rosa de Lurdes Borgues de Souza

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest :