|
Ser Professor
|
Autor(es):
SILVA,Tatiane., Especialista em Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia. Cursando 3ªFase em Licenciatura em Educação Especial., Professora EAD Unifacvest. Aluna Unifacvest.
, ,
, ,
, ,
|
Categoria: II Educação e comportamento; |
|
Introdução Este trabalho tem por finalidade evidenciar a necessidade de
o docente ultrapassar a fundamentação técnica e
fragmentada, para trabalhar em situações novas e
desafiadoras, que conduzam a ações decisórias e a
capacidade de iniciativa por parte dos alunos, através de uma
postura flexível, por uma visão estratégica e sistemática. O
papel do docente frente às novas tecnologias de informação
e a comunicação de forma apropriada e no contexto do
currículo.Podemos verificar que a atualização da formação
docente, não se restringe a formação inicial, pois ele perpetua
durante toda trajetória profissional do docente, com uma
relação dialética, essencial na prática pedagógica. |
Objetivos: Descrever o profissional de educação e sua
essência, suas dificuldades, alegrias que a
profissão proporciona. |
Metodologia Para está pesquisa fez-se necessário uma busca pessoal do
que é Ser Professor nos tempos atuais. |
Considerações Finais: Partindo dos desafios da contemporaneidade,
pode-se afirmar que os aspectos externos
(formação continuada, representantes da escola
e intervenção do Estado) e de natureza interna
(relações entre professor e alunos, professorprofessor, professor e a comunidade escolar)
implicam na formação do “ser professor”. Nos
desafios encontrados podemos destacar as
tecnologias acessíveis, infraestrutura adequada,
um projeto pedagógico participativo e coerente,
a preparação continuada dos profissionais
envolvidos no processo de educar, e não menos
importante a afetividade na relação entre
professor-aluno e a busca de soluções para as
dificuldades durante o processo de ensino
aprendizagem. |
Referências Bibliográficas
LOUREIRO, Regiane Laura. Currículo e planejamento na educação básica. 1ª
Edição. Curitiba.BRASIL, 2019
FAVA, R. Educação 3.0. São Paulo, 2014. E-book |
Pôster id: 1294, enviado por: Tatiane da Silva
Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: |