LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Plasma x Oxicorte

Autor(es):

MUNARETTO, Mayara Zago, Graduado em Administração, Graduando em Engenharia Mecânica, Aluno de Graduação

PRADA, Diego Luiz, Graduando em Engenharia Mecânica, Aluno de Graduação

CARDOSO, Josemar, Graduando em Engenharia Mecânica, Aluno de Graduação

CONTIN, Ricardo Venturin, Graduando em Engenharia Mecânica, Aluno de Graduação

Categoria:

III Tecnologias, logística e sustentabilidade;

Introdução

Na indústria metal-mecânica, na qual existem incomensuráveis atividades e ramos, utiliza-se primordialmente como matéria-prima para estas atividades metais. Os metais, dentre outras características, possuem a capacidade de serem combinados e formar ligas, (como o aço, por exemplo) as quais tendem a expressar características próprias. Para manusear adequadamente estes inúmeros componentes, cada qual com suas propriedades, é necessário que tenha-se variadas formas de abordar e modificar os mesmos. Uma forma de manuseio amplamente utilizada na indústria é o corte, como por exemplo o corte a plasma e o oxicorte. cujos quais são o objeto de estudo deste trabalho.

Objetivos:

Este trabalho visa realizar uma breve comparação entre dois métodos distintos de se realizar uma mesma tarefa, o corte de metais. Através deste estudo pretende-se fazer uma breve introdução a cada um dos métodos, apontando suas principais aplicações, vantagens e desvantagens, visando especificar as situações em que cada um deles pode ser aplicado mais adequadamente, a fim de obter um produto final com alta qualidade e sem danificar nem desperdiçar materiais.

Metodologia

Com o auxílio de uma máquina de corte, modelo Tectronix BT-3000 Hypertherm, dotada de programação CNC, e diversos corpos de prova, realizou-se os processos de corte a plasma e oxicorte, analisando a reação de cada corpo quando submetido a cada um dos processos. Comparou-se por fim as características finais de cada corpo de prova, tendo em vista aspectos como largura de corte, temperatura a qual o corpo foi submetido, custo do processo, aproveitamento final da peça, etc.

Considerações Finais:

Através da realização do trabalho, torna-se possível concluir que a constante transformação e inovação na área metal-mecânica demanda de processos de manipulação dos materiais utilizados (em sua grande maioria, metais e ligas metálicas) cada vez mais sofisticados e inovadores. Porém, é preciso que se tenha estudos na área para avaliar quais os processos são os mais adequados para cada situação e material específico, para que, no processo de beneficiamento e transformação destes materiais, não se perca fatores como tempo e material e que não se tenha gastos desnecessários.

Referências Bibliográficas

BRINE, Erik. Benefícios do Corte a Plasma versus Oxicorte. CIMM, 2014.
Disponível em:
Acesso em: 16/09/2022
VOCÊ CONHECE A DIFERENÇA ENTRE OXICORTE E PLASMA?, Elite Soldas e Robótica, 2020.
Disponível em:
Acesso em: 16/09/2022

Pôster id: 1213, enviado por: Ricardo Venturin Contin

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: