|
MONITORAMENTO DE PETS NAS CIDADES INTELIGENTESO MICROCHIP
|
Autor(es):
SCHROERDER,Aline, Graduando , Medicina Veterinária, Aline Schroeder
GOMES E SOUZA ZUNINO,Renato, Graduando, Medicina Veterinária, Renato Gomes E Souza Zunino
DAVI KIRSCHER, Deivis, Graduando ,Medicina Veterinária, Deivis Davi Kirschner
ARRUDA AMARANTE, Marilia, Graduando ,Medicina Veterinária, Marilia Arruda Amarante
|
Categoria: I Qualidade de Vida e Saúde; |
|
Introdução Quando se fala em Cidade Inteligente, as áreas que vêm a mente são: mobilidade urbana, abordagem eficiente dos recursos como água e energia, implementação de tecnologia e automação na concepção e construção de casas e prédios, planejamento do mapa urbano, e segurança pública.
O presente trabalho visa propor a integração dos animais de estimação nas Cidades Inteligentes através do monitoramento e da construção de cadastros e criações de leis que visam o bem-estar dos animais e da manutenção da saúde pública.
Um dos desafios enfrentado pelos tutores é o grande número de animais que se perde ou até é roubado.
|
Objetivos: MICROCHIP
É implementado de graça em todo cachorro que for licenciado, no estado Califórnia( EUA) , já existe lei que obriga o tutor a registrar e licenciar o seu cão com custos anuais que variam de acordo com o animal e que permitem um cadastro com dados de vacinação, castração, histórico clínico, entre outros. Ele vem se apresentando muito positivo referente ao controle de zoonoses e monitoramento dos animais. |
Metodologia BIOMETRIA
Protótipos de sistemas de reconhecimento por biometria visando baixo custo e eficiência no reconhecimento do animal e pensando na implementação desses sistemas nas Cidades Inteligentes, já existem. Temos como exemplo o projeto de Santosh Kumar e Sanjay Kumar Singh publicado na Sciencedirect.com, buscando um reconhecimento a distância pela biometria facial dos cachorros, sistema que tem atingido em teste uma eficácia de 96.78%.
|
Considerações Finais: IDENTIFICAÇÃO DO CÃO PELAS FEZES
Uma das atividades mais importantes, tanto para o bem estar dos animais quanto para o lazer do cão e seu tutor, é o passeio. Em relação aos cuidados e destino dos dejetos que o seu pet deixa no caminho, mas também na própria saúde universal de humanos e animais. Na Espanha, na Universidade Autônoma de Barcelona (UAC), desenvolveu, o VETGENOMICS: com a parceria de clínicas veterinárias que quando recebem um cão, retiram uma amostra de sangue e enviam ao laboratório , lá é criado um banco de dados dos animais e seus respectivos donos. Quando fezes são encontradas nas ruas, a empresa recolhe, analisa e confronta os resultados com seu banco de dados. |
Referências Bibliográficas
INFORMAÇÕES GERAIS DO SETOR PET, ABINPET. Disponível em : https://abinpet.org.br/infos_gerais/. Acesso dia 20/09/22.
KUMAR, santosh e KUMAR, sanjay. MONITORING PET OF PET ANIMAL IN SMART CITIES USING ANIMAL BIOMETRICS. SCIENCEDIRECT. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0167739X16307385. Acesso dia 20/09/22.
ALENCAR, lucas. DNA PODE REVELAR SE VOCÊ DEIXA O COCÔ DO SEU CACHORRO NA RUA. REVISTA GALILEU. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2016/03/dna-pode-revelar-se-voce-deixa-o-coco-do-seu-cachorro-na-rua.html. Acesso dia 20/09/22.
IMPORTANCE OF MICROCHIPPING. Disponível em: https://www.sfspca.org/blog/importance-of-microchipping/ . Acesso dia 20/09/22.
FISCHER, marta luciane; ZANATTA, Amanda amorim. SOCIAL REPRESENTATION OF ANIMAL-ASSISTED ACTIVITY IN HOSPITALS. REVISTA BIOÉTICA. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/tbdxxg7GKbybkJggXN5rPDH/?lang=en. Acesso dia 20/09/22.
|
Pôster id: 1194, enviado por: ALINE SCHROEDER
Instituição de Origem: centro universitário unifacvest: |