LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

MUDANÇAS NO ACESSO ÀS INFORMAÇÕS POR POLICIAIS

Autor(es):

CORREA, Fernando Waltrick, Acadêmico do Curso de Direito, Estudante

RUSSI, Vilmar, Acadêmico do Curso de Direito, Estudante

MACEDO, Pablo de, Acadêmico do Curso de Direito, Estudante

RIBEIRO, William dos Santos, Acadêmico do Curso de Direito, Estudante

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Com o aumento das taxas de criminalidade aos arredores do Centro Universitário Facvest e dos bairros próximos necessita a implementação de medidas que auxiliem a Policia Militar no combate ao crime nessa região. O aumento do controle social informal inibe a prática de delitos e desordens públicas. O cidadão torna-se câmera viva a contribuir para a sua segurança e para a segurança da vizinhança. Torna-se protagonista na construção da segurança pública e não mero expectador.

Objetivos:

Apresentar a importância da comunidade e da Policia Militar de Santa Catarina manterem e estreitarem laços de amizade, afim de haver uma maior segurança nesta localidade, não há como compreender a segurança pública sem a participação do cidadão. Para construção de cidades mais seguras, é imprescindível que haja a coprodução e a corresponsabilidade entre todas as forças vivas da
vizinhança. O foco da REDE deve ser a prevenção, de modo que evitar o problema torna-se mais importante do que responde

Metodologia

O QUE É REDE DE VIZINHOS PMSC? A Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de.

Considerações Finais:

A Rede de Vizinhos necessita ter por finalidade o fortalecimento das relações interpessoais dos vizinhos e dos vínculos entre polícia e comunidade. A Rede serve como ferramenta de organização social para construir soluções crônicas de ordem pública de determinada localidade. Asatividades da REDE não devem ser resumidas à comunicação de um problema. A REDE de Vizinhos PMSC é mais que o relato de um fato ou de uma ocorrência. É cooperação, parceria, engajamento social e interação entre vizinhos parceria, engajamento social e interação entre vizinhos.

Referências Bibliográficas

https://www.pm.sc.gov.br/paginas/rede-de-vizinhos
https://www.ssp.sc.gov.br/cepcc/images/projetos/redevizinhos/Rede-de-Vizinhos.pdf

Pôster id: 1164, enviado por: WILLIAM DOS SANTOS RIBEIRO

Instituição de Origem: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST: