LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

TEORIAS DA APRENDIZAGEM: CONCEITOS, IMPORTÂNCIA E PROCESSOS DE ENSINO

Autor(es):

SILVA, Jussara Aparecida, Especialista em Psicopedagogia, Graduada em Pedagogia, cursando 3ª fase em Licenciatura Educação Especial UNIFACVEST., Aluna de graduação

COSTA, Cleuzir Lauriele, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais, Graduada em Pedagogia, cursando 3ª fase em Licenciatura Educação Especial UNIFACVEST., Aluna de graduação

SILVA, Tatiane da, Especialista em Psicopedagogia, Graduada em Pedagogia, acadêmica da 3ª fase em Licenciatura Educação Especial UNIFACVEST., Aluna de graduação

CEVEI, Vanessa de Sá Mota, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais Graduada em Pedagogia, cursando 3ª fase em Licenciatura Educação Especial UNIFACVEST., Aluna da graduação

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Neste Projeto desenvolvido na disciplina Teorias da
Aprendizagem apresentar suas principais teorias de
aprendizagem, seus conceitos em relação ao
desenvolvimento pedagógico e apresentar alguns pontos
importantes sobre o processo de ensinar e aprender.

Com o passar do tempo vemos surgir novas hipóteses e
novos conceitos que buscam explicar por que aprendemos
de determinada maneira, porque aprendemos de diferentes
formas ou mesmo de que maneira funciona o cérebro
durante o processo de ensino e aprendizagem.

Objetivos:

Compreender o modo como os alunos aprendem e as
condições necessárias para que esta aprendizagem
aconteça;

Identificar o papel do professor e aluno nas principais
teorias de aprendizagem desenvolvidas neste trabalho;

Adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades que
permitirão alcançar melhor os objetivos do ensino;

Compreender as Teorias de Aprendizagem.

Metodologia

Através de pesquisas bibliográficas vamos apresentar as
principais teorias de aprendizagens e suas considerações no
desenvolvimento do ensino aprendizagem, a relação de
professor e aluno durante o desenvolvimento de suas
atividades e a forma que cada teoria abrange neste processo.








Considerações Finais:

Buscamos a Compreensão das teorias de Aprendizagem. Destacamos a Tradicional que baseia-se na reprodução , a Humanista que enfatiza as relações interpessoais, e a Sociocultural onde os fatores orgânicos e ambientais influenciam seu processo. Sabemos que existem diversas teorias que explicam a forma de ensinar e aprender deste algum tempo, com o passar dos anos elas foram se transformando e trazendo diferentes formas de compor a forma de ensinar e com isso apresentaremos brevemente o que cada uma delas nos traz e nos ensina.

Referências Bibliográficas

https://www.scielo.br/j/pee/a/knPKhBMSPJD4ZVP7LP9vWqN/?lang=pt
https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/images/PDF/2020/4_Abril/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0s_Teorias_de_Aprendizagem.pdf
https://www.nelsonreyes.com.br/Transito_1.pdf
https://pt.slideshare.net/rilvalopes/teorias-de-aprendizagem-em-medicina
Bessa, Valéria da Hora. / Teorias da Aprendizagem. / Valéria da Hora
Bessa. 2. ed. — Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2011.
MASSETO, Marcos. Didática: A aula como centro. São Paulo, Elevação, 2000.

Pôster id: 1144, enviado por: Jussara Aparecida da Silva

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: