LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

A importância das plantas medicinais

Autor(es):

Elice, Cursando Farmácia, Aluno de Graduação

, ,

, ,

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

O princípio ativo de algumas plantas tem o poder de agir com grande efeito medicinal. No entanto, isto deve variar, de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento da planta se encontra. Para que a mesma possa ser utilizada com esta finalidade é necessário conhecer o momento ideal de realizar a coleta do material vegetal. É interessante também destacar que algumas espécies são muito idênticas e corre-se o risco de, por acidente, ingerir uma que é perigosa a saúde e não e não benéfica. Nunca se deve utilizar plantas para o consumo de chás sem que antes se tenha certeza de sua origem e seus possíveis efeitos.

Objetivos:

O presente trabalho estabelece uma pesquisa acerca da importância das plantas medicinais. A natureza proporciona ao ser humano uma infinidade de plantas com importância medicinal. A flora brasileira é extremamente rica em fontes de ervas que contribuem no tratamento e prevenção de várias doenças. Na antiguidade nossos ancestrais possuíam apenas o conhecimento empírico, nós, hoje, contamos com pesquisas científicas que comprovam as propriedades medicinais de várias plantas.

Metodologia

Na atualidade as plantas medicinais são consideradas como o principal recurso acessível ao tratamento de doenças por muitas pessoas e a esperança no tratamento de muitas enfermidades.
O uso de plantas medicinais no tratamento de algumas doenças teve início a muito séculos atrás, quando os índios começaram a observar nos hábitos desenvolvidos pelos animais o desenvolvimento de algum distúrbio em seu organismo ao consumir determinada planta.

Considerações Finais:

Pelo acima exposto compreende-se que o poder medicinal de uma planta é de grande valor no tratamento de doenças e na elaboração de novos medicamentos , visto que grande parte dos medicamentos hoje comercializados em farmácias e drogarias foram desenvolvidos com o isolamento de princípios ativos. Trabalho esse que se iniciou por meio de relato de casos de pessoas que utilizam determinada planta para uma enfermidade e obteve resultado satisfatório ou muitas vezes de forma empírica. Além de inúmeros outros hábitos cuidadosamente apreciados. O poder das plantas medicinais foram sendo descobertos e com o passar dos anos essas informações foram preservadas e passadas de geração.

Referências Bibliográficas

Disponível em: https://www.ufjf.br/proplamed/atividades/fitoterapia/plantasmedicinais-na-sociedade/> Acesso em 25/09/2022

Pôster id: 1141, enviado por: Elice Schroeder

Instituição de Origem: Unifacvest: