LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Resposta das novas tecnologias no combate à violência urbana

Autor(es):

SCHOENARDIE, Leonardo, Graduando Direito, Aluno do Centro Universitário Unifacvest

NEVES, Jamile, Graduando Direito, Aluna do Centro Universitário Unifacvest

VALTRICH, Gabriele, Graduando Direito, Aluna do Centro Universitário Unifacvest

COSTA, Denise, Graduando Direito, Aluna do Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

III Tecnologias, logística e sustentabilidade;

Introdução

O número de ocorrências de delitos e furtos no entorno da Unifacvest teve um aumento nos últimos meses, gerando insegurança na população local e nas pessoas que frequentam a instituição.
O uso de tecnologia como ferramenta para combater o crime nos centros urbanos é uma das principais armas de proteção à população nas cidades inteligentes, tornando os bairros e a cidade mais seguros.
Com modernos sistemas de monitoramento, é possível observar a movimentação das pessoas, identificar possíveis roubos de carros e casas, identificar pessoas que estejam à margem da lei, assaltos, tudo em tempo real, o que aumenta as chances de solução dos casos com muito mais rapidez, possibilitando um trabalho

Objetivos:

O objetivo é identificar os pontos falhos na segurança local e apresentar os benefícios de recursos utilizados por cidades inteligentes como Pune (também conhecida como Poona) na Índia e Nova Yorque.
Os objetivos da aplicação de segurança inteligente são: - Proteger os cidadãos e os espaços públicos;
- Proteger os usuários desses espaços (pedestres, motoristas e ciclistas);
- Lidar com problemas de segurança, fazendo uso de ferramentas inteligentes

Metodologia

Realizamos pesquisas em sites na internet, Polícia Militar, Rede de Vizinhos, etc... A própria população já percebeu que não pode esperar apenas pela administração e se une em grupos, como Vizinhos Solidários, e utiliza aplicativos disponibilizados pela polícia para eventuais denúncias de crimes.

Considerações Finais:

O efetivo policial é insuficiente para a atual demanda. Um policiamento ostensivo, monitoramento 24 horas, Rede de Vizinhos, fortalecimento de laços da Polícia Militar com a comunidade, e a construção de um Posto Policial na Praça das Bandeiras, também ajudaria em muito para coibir delitos e desordens públicas.
Se todos fizermos a nossa parte, teremos um lugar seguro e tranquilo para viver, estudar e trabalhar.

Referências Bibliográficas

PVOINLHICEIDAOMSI.LITSAmRartSCAiNtieTsA nCoAcToAmRbINatAe. àRevdioelêdnecivaizuirnbhaonsa. Diisponíívell eem::hthtpttsp:/s/:w//wviwnh.pemdo.sc.ugioavb.ab.rc/poamg.ibnra/bsl/oregd/sem-daer-tv-cizitiinehso-pso. dAecreossao-aerm:a2-c6oSnterta.-2a0-v2i2o.lencia/. Acesso em: 26 Set. 2022

Pôster id: 1140, enviado por: Leonardo Schoenardie

Instituição de Origem: Unifacvest: