LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Um alerta para a comunidade: Diabetes

Autor(es):

ALMEIDA SANTOS SILVA DA, Daiane, Graduanda de Farmácia, Aluna de Graduação

SOARES, Bolivar, Mestre em Farmácia, Professor Orientador Do Centro Universitário Unifacvest

VIEIRA CORTINA GABRIELE, Lucia, Graduando de farmácia, Aluna de Graduação em Farmácia

OLIVEIRA ARRUDA, Ricardo, Graduando de Farmácia, Aluno de Graduação em Farmácia

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

O diabetes é um conjunto de distúrbios metabólicos, caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue: (hiperglicemia). Se origina, quando o pâncreas não produz insulina o suficiente ou quando o corpo humano não consegue fazer a distribuição da insulina que produz.
Para entender melhor, precisa compreender o órgão pâncreas que está localizado atrás do estômago, que produz hormônios importantes para o sistema digestivo. Em alguns casos, quando o nível de glicose no sangue aumenta, as células betas, produzem insulina. Conforme as necessidades do organismo, é possível determinar se essa glicose vai ser utilizada como combustível para as atividades do corpo ou irá ser armazenada como gordura.

Objetivos:

Mostrar de maneira clara e objetiva alguns tipos de diabetes para a compreensão e entendimento da comunidade em geral. Alertando assim, sobre a melhor forma de cuidados e prevenções para uma qualidade de vida melhor.

Metodologia

O diabetes tipo 1, ocorre também por herança genética onde o sistema imunológico ataca as células beta que ficam quase sem nenhuma insulina e é liberada no sangue, ou seja, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia.
O diabetes tipo 2, é mais frequente em adultos, podendo apresentar em crianças também. Se manifesta quando o corpo não consegue distribuir adequadamente a insulina que produz ou não produz o suficiente para controlar a glicemia no sangue.

Considerações Finais:

O Diabetes gestacional, ocorre em algumas mulheres, devido a algum desiquilíbrio hormonal, podendo ocorrer o aumento do nível de glicose no sangue. Isso ocorre quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose dentro do útero materno, podendo chegar a partos prematuros, hipoglicemia neonatal e obesidade tanto no bebê dentro do útero quanto após nascido.
A melhor forma de cuidado é buscar saber qual o melhor tratamento para o tipo de diabetes, tendo uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos, controle de estresse e pressão arterial, evitando o cigarros e bebidas alcoólicas e fazendo exames regularmente.

Referências Bibliográficas

BUCHANAN, Thomas A. et al. O que é diabetes gestacional?. Cuidados com o diabetes , v. 30, n. Suplemento_2, p. S105-S111, 2007.
Disponível em:.
Acessado em:22/09/2022.

GRUPO DE DADOS NACIONAL DO DIABETES (EUA); INSTITUTO NACIONAL DO DIABETES; DOENÇAS REnais (EUA). Diabetes na América . Institutos Nacionais de Saúde, Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, 1995.
Disponível em:.
Acessado em:22/09/2022.

MARTINS, Denise Maria; DUARTE, Maria de Fatima da Silva. Efeito do exercício físico sobre o comportamento da glicemia em indivíduos diabéticos. Rev. bras. ativ. fís. saúde, p. 32-44, 1998.
Disponível em:.
Acessado em:22/09/2022.

Pôster id: 1121, enviado por: DAIANE DA SILVA SANTOS DE ALMEIDA

Instituição de Origem: FACVEST-UNIFACVEST: