LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Síndrome do túnel cubital

Autor(es):

GUIMARÃES, Willian Reis, Graduando em fisioterapia , Aluno da unifacvest

DUTRA, Emanuele, Graduando em fisioterapia , Aluno da unifacvest

, ,

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A síndrome do túnel cubital é uma neuropatia compressiva que pode ser causada por sequelas de fraturas, luxações, anomalias congênitas e até mesmo alterações metabólicas. Ocorre após a compressão do nervo ulnar em seu trajeto pelo membro superior, sendo mais comum na região do cotovelo.

Objetivos:

O objetivo desta pesquisa é compreender o que é a síndrome do túnel cubital e suas características, a fim de entender quais suas causas, seus sintomas e a formas de tratamento.

Metodologia

A pesquisa foi realizada através de revisão de literatura, visando a realização de um estudo exploratório e descritivo. Cotovelo, síndrome, cubital, sintomas, tratamento, fisioterapia.

Considerações Finais:

A compressão do nervo ulnar irá causar dor, parestesia e até impotência do musculo dependendo do seu grau de compressão. A forma mais comum de tratar essa síndrome é via cirurgia, sendo ela pela técnica de transposição anterior subcutânea ou descompressão simples. Após o procedimento é indicado a realização de sessões de fisioterapia para retomada de funções motoras e fortalecimento muscular devido ao tempo de imobilização do membro em questão.

Referências Bibliográficas

VIVEIROS, marcio eduardo de melo1, MATSUMOTO, marcelo hide 2, BASTOS, thiago bernardes 3, tratamento da síndrome do túnel ulnar pela técnica da epicondilectomia parcial medial do cotovelo. RBO revista brasileira de ortopedia. 2008, acessado em 25/09/2022. http://www.rbo.org.br/detalhes/1206/pt-BR/tratamento-da- sindrome-do-tunel-ulnar-pela-tecnica-da-epicondilectomia-parcial-medial-do-cotovelo
LIMA, sara1, CORREIA, joao freitas 2, MARTINS, rui moura 3, Tratamento da síndrome do túnel cubital pela técnica de transposição anterior subcutânea: será este método seguro e eficaz? RBO revista brasileira de ortopedia. 2012, acesso em 25/09/2022. https://www.scielo.br/j/rbort/a/kbtQyWswTfJ4jqxQ5T6HVhP/?lang=pt

Pôster id: 1104, enviado por: Willian Reis Guimarães

Instituição de Origem: Unifacvest: