|
|
CURSO DE EXTENSÃO EM PSICANÁLISE |
|
Autor(es): CARNEIRO, Sylvia Brascher Carneiro, Mestranda em Práticas Transculturais, Professora do Centro Universitário Unifacvest FERREIRA, Luísa de Oliveira, Mestranda em Práticas Transculturais, Professora do Centro Universitário Unifacvest VOLACO, Gustavo Capobianco, Orientador, Professor do Centro Universitário Unifacvest VOLPATO, Arceloni Neusa, Co-orientadora, Professora do Centro Universitário Unifacvest | |
Categoria: II Educação e comportamento; |
|
|
|
Introdução Durante um grupo de estudos de psicanálise, realizado com outros psicanalistas em formação, gerou-se o debate sobre a o estigma de que a psicanálise por vezes conversa com seus estudantes partindo de um local de superioridade, como se a complexidade dos conceitos justificasse a criação de uma barreira - ou pedestal, produzindo assim um afastamento da transmissão desse estudo. |
Objetivos: Promover um curso de extensão em psicanálise que enlace a teoria psicanalítica aos acadêmicos da Unifacvest que tenham curiosidade sobre a práxis, e aos sujeitos sem vínculo com a instituição, interessados por essa vertente teórica porém afastados do meio acadêmico. |
Metodologia O curso de extensão falará a respeito de temas e conceitos introdutórios à psicanálise. O público alvo está direcionado aos estudantes da instituição de ensino Unifacvest, independentemente do curso que estejam matriculados, bem como sujeitos interessados pelo tema, mas sem vínculo com o Centro Universitário Unifacvest. A carga horária do curso será constituída de 40 h/a, sendo dividida em cinco unidades com dois módulos cada, distribuídos em um cronograma mensal previamente estabelecido. |
Considerações Finais: O intuito do curso supracitado vai ao encontro da visão de Freud no texto ‘Sobre o ensino da psicanálise nas universidades (1919[1918])’, que trata sobre a satisfação do ensino psicanalítico presente no meio universitário, mas alerta sobre a impossibilidade de formar psicanalistas somente pelo viés acadêmico, visto que este ofício segue outra lógica de formação que será abordada com maior profundidade neste projeto. Diante de tais correlações, ressalta-se o embasamento da ideia freudiana para que o curso proporcione um aprendizado sobre e a partir da psicanálise, sem a aspiração de uma formação psicanalítica. |
Referências Bibliográficas COUTINHO, Denise Maria Barreto et al . Ensino da psicanálise na universidade brasileira: retorno à proposta freudiana. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro , v. 65, n. 1, p. 103-120, jun. 2013 . Disponível em . Acesso em 15 set. 2022. |
|
Pôster id: 1055, enviado por: SYLVIA BRASCHER CARNEIRO Instituição de Origem: Unifacvest: |