LOGO - 8o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

CHEFS BINATTI

UMA HISTÓRIA GASTRONÔMICA DA MESA DA FAMÍLIA A PROFISSIONALIZAÇÃO

Autor(es):

BINATTI, Daniela V. V. T., Graduação em Administração, Especialista em Gestão em Turismo e Hotelaria, Mestra em Práticas Transculturais, Professora. Tutora do Centro Universitário Facvest - UNIFACVEST

VOLPATO, Arceloni N., Doutorado em Linguística UFSC / Universidade de Lisboa, Coordenadora do Mestrado em Práticas Transculturais Unifacvest, Coordenadora de Internacionalização Unifacvest. Presidente da ALAC

, ,

, ,

Categoria:

IV Cultura, Inclusão e Diversidade;

Introdução

A vida moderna fez a alimentação das pessoas passar por mudanças significativas. A História - mostra que os alimentos foram sofrendo transformações desde a forma de plantio, a colheita e o armazenamento.
Pode-se afirmar que a gastronomia é uma linguagem usada para explicar a terra, a cultura, a memória, os hábitos, as vivências, as viagens das pessoas. A cozinha doméstica se inspira na tradição.

Objetivos:

Criar um acervo cultural gastronômico da região serrana de Santa Catarina, a partir das receitas dos Chefs da família Binatti, reunindo-as no formato de um livro culinário.

Metodologia

Foi um conjunto de técnicas de natureza qualitativa, apresentando os fatos, os dados e o seu tempo.
Consciência do legado deixado pelos próprios ancestrais, num ramo de atividade – culinária serrana –, numa determinada cidade, no caso, na cidade de Lages/SC.
O objeto de estudo foi a criação de um acervo da cultura alimentar da região serrana de Santa Catarina, no formato de um livro culinário, a partir das receitas dos Chefs da família Binatti.

Considerações Finais:

A elaboração do e-book, apresentando receitas históricas, tradicionais e contemporâneas, da família Binatti, está de acordo com o objetivo de mostrar a história de uma família que transformou o “cozinhar bem” em profissão, sabendo como fazer, ao longo do tempo. Resgatando algumas receitas tradicionais da região serrana que, adaptadas ao gosto desta família, tornaram-se, pelo tempero peculiar, “marca registrada” dos Binatti.

Referências Bibliográficas

BINATTI, Maria de Lourdes Varela. Semente no Chão... Festa do Pinhão. Lages: Papervest Editora, 2005.
BROERING, Geovani 2020. A gastronomia como elo transcultural: relações sociais e o compartilhamento do ato de cozinhar em família através de aplicativo para Smartphone. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas Transculturais) Centro Universitário Facvest – Unifacvest, Lages – Santa Catarina, 2020.
FLANDRIN, J-L; MONTANARI, M. (Org.). História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
ORNELLAS, LieselotteHoeschl. A alimentação através dos tempos.3a ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2003. 307 p. no Vale do Taquari.

Pôster id: 1042, enviado por: Daniela Varela Binatti Vieira Tourinho

Instituição de Origem: Centro Universitário Facvest - UNIFACVEST: