Vai e vem e jogos cooperativos com garrafa pet e barbantr

 

Rodrigues, Renato, Professor, Professor da disciplina de Atividade Formativa II (2023.2), do Curso de Educação física Universitário FACVEST-UNIFACVEST e orientador do artigo. Coordenador do Curso de Pedagogia (UNIFACVEST). Pedagogo (FEDAVI/UNIDAVI), Psicopedagogo/Especialização

Godoi, Alison Vargas Lopes de, Academico , Graduando em educação fisica

Paiano, Eduardo Fernandes , Academico, Graduando em educação física

Silva, Eslei Antoni Ferreira da, Academico, Graduando em educação física

, ,

RESUMO

INTRODUÇÃO
Desenvolvemos uma metodologia
educacional inovadora que incorpora a
dinâmica da brincadeira “Vai e Vem” para
uma turma do ensino fundamental, onde o
foco principal é estimular a criatividade dos
alunos junto com o trabalho em equipe e
conscientização ambiental.
OBJETIVOS
1. Estimular o desenvolvimento da coordenação
motora dos alunos durante a atividade, pois os
mesmos terão que montar seus próprios “VAI E
VEM”
2. Fazer com que eles tenham conscientização
ambiental, pois será utilizado matérias
recicláveis nessa para realização dessa
atividade,
3. Promover o trabalho em equipe e
comunicação, pois nessa brincadeira o objetivo é
manter o movimento constante pelo maior
tempo possível o que exige muito deles.
METODOLOGIA
A metodologia para aulas de jogos e brincadeiras
no 1º ano do Ensino Fundamental, segundo a
BNCC, deve ser interdisciplinar, promovendo
aprendizado ativo, inclusão e diversidade.
Estimular habilidades sociais, como trabalho em
grupo, é essencial. A prática de observação e
registro permite acompanhar o progresso dos
alunos, garantindo uma educação holística
alinhada aos princípios da BNCC.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao concluir este estudo sobre jogos, brincadeiras e
atividades cooperativas, adquirimos uma valiosa
compreensão do tema. Aprendemos não apenas a
elaborar um plano de aula, mas também a aplicá-lo de
maneira prática. Embora o plano em questão seja fictício
e não tenha sido implementado, a experiência adquirida
certamente contribuirá para a criação de futuros planos
de aula. A abordagem lúdica utilizada em sala de aula, envolvendo jogos e brincadeiras, foi fundamental para
nosso aprendizado.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Diversos tópicos foram abordados em sala
de aula, acompanhados de atividades em
escala reduzida para proporcionar uma
compreensão mais aprofundada. Os
resultados foram favoráveis, gerando
novas ideias e ampliando a visão em
relação a uma variedade de temas, tanto
dentro quanto fora das atividades
conduzidas.

Palavras Chave: Aula, aluno, prática, dinâmica

 

come and go cooperative games with pet bottles and string

 

Rodrigues, Renato, Teacher , Professor of the Subject Formative Activity II (2023.2), Physical Education Course Universitário FACVEST-UNIFACVEST and advisor for the article. Coordinator of the Pedagogy Course (UNIFACVEST). Pedagogue (FEDAVI/UNIDAVI), Psychopedagogue/Specialization (UNIDAVI), Distance Education Tutor/Specialization (UNIFACVEST), Master in Political Sociology (UFSC), Master in Law (Universidade Veiga de Almeida – UVA), Doctor in Law (Universidade Veiga de Almeida – UVA), Editor of the Synthesis UNIFACVEST Jou

Godoi, Alison Vargas Lopes de, Academic , Udergraduate student on physical education

Paiano, Eduardo Fernandes , Academic, Udergraduate student on physical education

Silva, Eslei Antoni Ferreira da, Academic, Underground student on physical education

, ,

ABSTRACT

INTRODUCTION
We developed a methodology
innovative education that incorporates
dynamics of the “Come and Come” game for
an elementary school class, where the
main focus is to stimulate the creativity of
students along with teamwork and
environmental awareness.
GOALS
1. Stimulate the development of coordination
motor skills of students during the activity, as the
themselves will have to set up their own “GO AND
HE COMES"
2. Make them aware
environmental, as materials will be used
recyclable materials in order to carry out this
activity,
3. Promote teamwork and
communication, because in this game the objective is
maintain constant movement for as long as possible
possible time, which demands a lot from them.
METHODOLOGY
The methodology for games and games classes
in the 1st year of Elementary School, according to
BNCC, must be interdisciplinary, promoting
active learning, inclusion and diversity.
Stimulate social skills, such as working in
group, is essential. The practice of observation and
registration allows you to track the progress of
students, ensuring a holistic education
aligned with BNCC principles.
FINAL CONSIDERATIONS
Upon completing this study on games, games and
cooperative activities, we acquire a valuable
understanding of the topic. We learned not only to
develop a lesson plan, but also to apply it in a
practical way. Although the plan in question is fictitious
and has not been implemented, the experience gained
will certainly contribute to the creation of future plans
of class. The playful approach used in the classroom, involving games and games, was fundamental to
our learning.
RESULTS AND DISCUSSIONS
Various topics were covered in class
class, accompanied by activities in
reduced scale to provide a
deeper understanding. You
results were favorable, generating
new ideas and expanding the vision in
relating to a variety of topics, both
inside and outside activities
conducted.

Key Words: Class, student, practice, dynamics

Resumo ID 3631, enviado por: Alison Vargas Lopes de godoi ,

Da instituição: Centro universitário unifacvest .