|
EXPLORANDO SENSAÇÕES TÁTEIS E VISUAIS EM UM PAINEL SENSORIAL
|
BACCI, Kátia Cilene de Souza , Graduada em Matemática, Graduanda em Pedagogia, Acadêmica de Pedagogia
, ,
, ,
, ,
, , |
RESUMO |
O Painel Sensorial é um quadro construído com diferentes texturas e com diversos
objetos presentes em nosso cotidiano, contendo formas, cores e tamanhos diferentes,
buscando desenvolver e estimular a imaginação, a percepção sensorial e a
coordenação motora das crianças, como a coordenação olho-mão, auxiliando no
processo de aprendizagem escrita da criança. Esta prática pedagógica tem como
objetivo geral analisar o funcionamento de um painel sensorial e sua relação com o
processo de aprendizagem das crianças acerca de suas habilidades sensoriais e sua
relação com o mundo. Como objetivos específicos, tem-se: compreender o painel
sensorial em todos os seus aspectos, o contato com texturas, cores, formas e
materiais diversos desenvolve e aprimora a percepção das crianças para que ela
possa tocar e sentir com as mãos as diversas formas e texturas. Com esta atividade,
a criança desenvolve a habilidade motora fina, atenção, perseverança, a percepção
sensorial (tátil e visual), além de ser uma atividade muito interessante e divertida. No
painel sensorial a criança tem acesso e liberdade para manipular diferentes materiais,
estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Neste contexto, a percepção da textura é a experiência tátil da superfície como
suavidade, aspereza, rugosidade explorando sensações diferentes. É importante
pensar no painel conforme a faixa etária da criança.
|
Palavras Chave: Palavras Chaves: Painel Sensorial. Percepção Sensorial. Crianças |
|
EXPLORING TACTILE AND VISUAL SENSATIONS ON A SENSORY PANEL
|
BACCI, Kátia Cilene de Souza , Undergraduate in Pedagogy, Academic of Pedagogy
, ,
, ,
, ,
, , |
ABSTRACT |
The Sensory Panel is a board constructed with different textures and various objects
present in our daily lives, containing different shapes, colors and sizes, seeking to
develop and stimulate children's imagination, sensory perception and motor
coordination, such as hand-eye coordination. , assisting in the child’s written learning
process. This pedagogical practice has the general objective of analyzing the
functioning of a sensory panel and its relationship with the children's learning process
about their sensory abilities and their relationship with the world. The specific
objectives are: understanding the sensory panel in all its aspects, contact with
textures, colors, shapes and different materials develops and improves children's
perception so that they can touch and feel the different shapes and forms with their
hands. textures. With this activity, the child develops fine motor skills, attention,
perseverance, sensory perception (tactile and visual), in addition to being a very
interesting and fun activity. In the sensory panel, the child has access and freedom to
manipulate different materials, establish comparison relationships between objects,
observing their properties. In this context, the perception of texture is the tactile
experience of the surface as smoothness, roughness, roughness exploring different
sensations. It is important to think about the panel according to the child's age group. |
Key Words: Keywords: Sensory Panel. Sensory Perception. Children |
|
Resumo ID 3618, enviado por: KATIA CILENE DE SOUZA BACCI,
Da instituição: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST. |