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A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ATRAVÉS DE JOGOS DIGITAIS
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LIMA, Cassiane Pires, Graduada em Pedagogia, Especialista em Redes de Computadores, Especialista em Mídias na Educação, Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica e em Tutoria em Educação a Distância, Mestranda em Práticas Transculturais., Docente Tutora da UNIFACVEST CAMARGO, Arleide Catarina Wolff, Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar e Assuntos Educacionais, Mestre em Sociologia Política., Docente Tutora da UNIFACVEST CAMINHA, Siomara Catarina Ribeiro, Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia: Clinica e Institucional, Mestre em Educação., Docente Tutora da UNIFACVEST , , , , |
RESUMO |
Este trabalho realizado a partir da revisão de literatura com base na pesquisa bibliográfica apresenta o uso de jogos digitais na estimulação cognitiva de educandos com deficiência intelectual, visto como um importante recurso didático-pedagógico que pode ser aplicado ao ensino e aprendizagem. O objetivo desse estudo é refletir sobre o uso dessa ferramenta que poderá contribuir em diversos aspectos do desenvolvimento estimulando habilidades intelectuais. Dentre elas o raciocínio lógico e dedutivo, o processamento de informações, a criatividade, a resolução de problemas, a tomada de decisão e a memorização. E, dependendo do jogo é possível promover a coordenação motora e habilidades espaciais. (SAVI; ULBRICHT, 2008). Portanto, cabe destacar e aproveitar suas possibilidades, pois os jogos digitais podem contemplar diversos conteúdos e atuar como instrumento potencializador para oferecer um aprendizado lúdico e interessante, o que justifica essa abordagem. É tarefa principal da escola garantir o ensino e aprendizagem a todos, sem exceção, entretanto para que sua finalidade seja efetivada, especialmente no tocante a pessoas com deficiência são necessárias estratégias metodológicas diversificadas, de acordo com o perfil de interesse do educando e que atendam aos objetivos esperados. No entanto, essa tarefa pode representar um desafio complexo, que exige planejamento, replanejamento e mediação. Por meio dos jogos digitais os professores têm a possibilidade de trabalhar de variadas formas e com distintas linguagens. Com isso, os educandos, encontram meios para explorar, interagir, vivenciar experiências, realizar trocas, experimentar desafios, ampliar a comunicação fazendo com que seu uso possa trazer progressos no seu desempenho social e cognitivo. |
Palavras Chave: Deficiência intelectual. Estimulação cognitiva. Jogos digitais. |
COGNITIVE STIMULATION OF STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES THROUGH DIGITAL GAMES
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LIMA, Cassiane Pires, Graduated in Pedagogy, Specialist in Computer Networks, Specialist in Media in Education, Specialist in Teaching for Professional and Technological Education and in Tutoring in Distance Education, Master's Student in Transcultural Practices., Tutor Professor at UNIFACVEST CAMARGO, Arleide Catarina Wolff, Graduated in Pedagogy, Specialist in School Management and Educational Affairs, Master in Political Sociology., Tutor Professor at UNIFACVEST CAMINHA, Siomara Catarina Ribeiro, Graduated in Pedagogy, Specialist in Psychopedagogy: Clinical and Institutional, Master in Education., Tutor Professor at UNIFACVEST , , , , |
ABSTRACT |
This work, carried out from a literature review based on bibliographical research, presents the use of digital games in the cognitive stimulation of students with intellectual disabilities, seen as an important didactic-pedagogical resource that can be applied to teaching and learning. The objective of this study is to reflect on the use of this tool, which can contribute to various aspects of development by stimulating intellectual skills. These include logical and deductive reasoning, information processing, creativity, problem solving, decision making and memorization. And, depending on the game, it is possible to promote motor coordination and spatial skills. (SAVI; ULBRICHT, 2008). Therefore, it is worth highlighting and taking advantage of their possibilities, as digital games can include different contents and act as an enhancing instrument to offer playful and interesting learning, which justifies this approach. It is the school's main task to guarantee teaching and learning to everyone, without exception, however, for its purpose to be effective, especially with regard to people with disabilities, diversified methodological strategies are necessary, according to the student's profile of interest and that meet the expected objectives. However, this task can represent a complex challenge, requiring planning, replanning and mediation. Through digital games, teachers have the possibility of working in different ways and with different languages. With this, students find ways to explore, interact, experience experiences, carry out exchanges, experience challenges, expand communication so that their use can bring progress in their social and cognitive performance. |
Key Words: Intellectual disability. Cognitive stimulation. Digital games. |
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Resumo ID 3109, enviado por: Cassiane Pires Lima, Da instituição: Centro Universitário Unifacvest. |