LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE CAPTAÇÃO DE CÓRNEAS

Autor(es):

DANIELE, Steffen Bossi , Graduando em Enfermagem, Pesquisador l

MIRANDA, Andréia Valéria de Souza, Doutora em educação , Orientadora desse estudo

GRAF, Magali Maria Tagliari , Mestre em educação, Co orientadora do estudo

COLLA, Maria Madalena, Mestre em administração, Banca avaliadora do estudo

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

O Conselho Federal de Enfermagem através da resolução n°292 de 07 de junho de 2004 normatiza a atuação do enfermeiro no processo de doação e captação dos tecidos oculares. De acordo com essa resolução, pressupõe-se que desde 2004 o profissional enfermeiro está apto a atuar no processo de captação de córneas, porém, mesmo após dezenove anos o assunto é pouco conhecido, inclusive pela própria categoria profissional, reforçando a necessidade da abordagem do tema.
Diante do exposto, esse estudo justifica-se pelo interesse da acadêmica em conhecer mais sobre esse tema pertinente, porém pouco explorado pelos pesquisadores. Somado ao fato de ser uma atribuição ímpar do enfermeiro.

Objetivos:

São objetivos desse trabalho, conhecer as atribuições do enfermeiro durante o processo de captação de córneas, bem como visibilizar sua importância durante esse processo.

Metodologia

O presente estudo se configura como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa;
O instrumento utilizado na execução do estudo foi a aplicação de um questionário online estruturado, autoaplicável e anônimo via Google Forms, constituído de 13 perguntas no total, que foi disponibilizado para um grupo de enfermeiros atuantes no processo de captação de córneas em hospitais distintos, sendo os dois situados na cidade de Lages Santa Catarina, ambos devidamente habilitados.

Considerações Finais:

Pode-se avaliar que o presente estudo obteve êxito. As categorias empregadas foram atendidas, possibilitando a visibilização da importância do enfermeiro no processo de captação de córneas devido suas inúmeras atribuições, sendo o profissional protagonista do processo. Esse trabalho evidenciou benefícios que a atuação do enfermeiro traz à sociedade, oportunizando reconhecimento da categoria profissional e reflexão sobre o tema abordado.
Foi possível a identificação de fragilidades encontradas por profissionais
que atuam na captação em hospitais distintos, sinalizando pontos a
serem melhorados a nível nacional afim de facilitar e ampliar o processo
de doação.

Referências Bibliográficas

COFEN. Resolução cofen-292/2004. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2922004_4328.html. NAcOeGsUsoEIeRmA:,0E2. aSb.;riAl 2N0D2R3A. DE, E. G. S.; SANTOS, W. L. Assistência de enfermagem no transplante de córnea. Revista dNeOIGniUciEaçIRãoA,CEie.nStí.f;icAaNeDERxAteDnEsã,oE,.vG..2S,n.;.S2,ApN.T8O9-S9,5W,2.0L1.9A.ssistênciadeenfermagemnotransplantedecórnea. Revista de Iniciação Científica e Extensão, v. 2, n. 2, p. 89-95, 2019.

Pôster id: 3873, enviado por: Daniele Steffen Bossi

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: