LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

A IMPORTÂCIA DO CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO NA AUDITORIA INTERNA HOSPITALAR

Autor(es):

Thomas dos Santos Mendes, Graduando, Aluno de graduação em Enfermagem

, ,

, ,

, ,

Categoria:

V Gestão, financiamento e legislação.

Introdução

A auditoria é um processo sistemático e independente dos fatos pela observação, medição,
ensaio ou outras técnicas apropriadas de uma atividade, elemento ou sistema para verificar a
adequação aos requisitos preconizados pelas leis e normas vigentes e determinar se as ações e
seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas. Este estudo centraliza a
auditoria interna hospitalar, um processo sistemático que consiste na verificação de uma
atividade, elemento ou sistema com os requisitos estabelecidos pelas leis e normas vigentes.

Objetivos:

O presente trabalho tem como objetivo analisar qual a importância do enfermeiro auditor em uma instituição hospitalar referente a auditoria interna.

Metodologia

Este estudo foi por meio de uma revisão bibliográfica, conforme GIL (2002), é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Que de certa forma, é uma pesquisa que permite explorar conteúdos com alta relevância e atualidade. Parte dos estudos exploratórios podem ser definidos

Considerações Finais:

Diante dos argumentos apresentados, destaca-se a importância crucial da auditoria interna nas instituições hospitalares, evidenciando as fragilidades nos serviços prestados, tanto assistenciais quanto administrativos. A coerência e responsabilidade nas anotações da equipe de enfermagem são fundamentais, enfocando a relevância da auditoria interna hospitalar e as responsabilidades do enfermeiro auditor. O conhecimento deste profissional não apenas contribui para a melhoria contínua dos cuidados de saúde, mas também otimiza recursos e minimiza impactos financeiros nas instituições.

Referências Bibliográficas

AYACH, C., ADAS, S., MOIMAZ, S., & GARBIN, C. A. S. Auditoria no Sistema Único de Saúde: o papel do auditor no serviço odontológico. Publicado 10 de Maio de 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/KJt3nwSGcBZMnGh5QHFFC6v/?lang=pt#.
Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução COFEN nº 720/2023. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-720-2023_108364.html.
DA COSTA, D. A., DOS SANTOS, E. G., BARBOSA, J. J. R., & NUNES, R. L.Auditoria em enfermagem na qualidade e cuidado ao paciente. Publicado 30 Setembro de 2021. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde. Disponível em: file:///C:/Users/Thomas/Downloads/rogerio,+9.AUDITORIA+EM+ENFERMAGEM+NA+QUALIDADE+E+CUIDADO+AO+PACIENTE.pdf. Acesso em: 05/10/2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em:https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf.
LONGHI, J. G. Auditoria hospitalar. Curitiba:

Pôster id: 3866, enviado por: Thomas dos santos Mendes

Instituição de Origem: centro universitario unifacvest: