LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Laços Divertidos: Jogos Cooperativos com Lápis e Barbante

Autor(es):

Rodrigues, Renato , Professor da disciplina de Atividade Formativa II (2023.2), do Curso de Educação física Universitário FACVEST-UNIFACVEST e orientador do artigo. Coordenador do Curso de Pedagogia (UNIFACVEST). Pedagogo (FEDAVI/UNIDAVI), Psicopedagogo/Especialização , Material de apoio Atividade Formativa II

Vingla, Bruno , Graduando em educação física licenciatura 2° fase, Desenvolvimento do projeto

Alves, Kauan, Graduando em educação física licenciatura 2° fase, Desenvolvimento do projeto

Conrado, Kauan, Graduando em educação física licenciatura 2° fase, Desenvolvimento do projeto

Categoria:

IV Cultura, Inclusão e Diversidade;

Introdução

Desenvolvemos uma abordagem de aula inovadora trazendo uma dinâmica de jogo /brincadeira do "Lapis e barbante" para uma turma de ensino fundamental, saindo do foco da competitividade e promovendo a importancia dos jogos cooperativos, tanto para ambiente escolar quanto para a convivência dos alunos.

Objetivos:

1- Fazer os alunos, professores e entre outros presentes compreender a atividade proposta com a finalidade de promover, a educação, o respeito, cooperação, companheirismo e etc.

2- Estimular coordenação motora e visual: na atividade será trabalhada as duas

coordenações em equipe todos com o mesmo

objetivo.

3- Promover as atividades cooperativas nas escolas: mostrar para os alunos e professores uma "nova" forma de competir e se divertir estimulando a mente e corpo para um mesmo objetivo onde

Metodologia

A metodologia usada foi a de vivência, mas como algo fictício onde não presenciamos as aulas com os alunos, mas desenvolvemos nossa ideia para visitas futuras em escolas onde vamos praticar a vivência levando as atividades que desenvolvemos sobre os jogos cooperativos. Neste trabalho montamos um plano de aula que poderá ser usado adiante na disciplina de Novos Caminhos Para os Profissionais da Educação.

Considerações Finais:

O plano de vivência sobre jogos cooperativos trouxe um bom resultado para todos, conseguimos enriquecer nossos planos de aula, aprender uma "nova" metodologia de ensino, onde agrega mais o cooperativismo na escola e na sociedade, o trabalho teve resultados positivos para nós futuros educadores que iremos trabalhar de uma forma correta com nossos alunos e levar para todos esse método de ensino cooperativo.

Referências Bibliográficas

Brasil. Ministério da Educação. (2017). "Base Nacional Comum Curricular (BNCC)." Brasília, DF. MATEUS PETITO Orientador: Prof. Ms. Sérgio Adriano Gomes BRASÍLIA (2013) UNICEUB.

MARIZETE QUERINI Orientador: Fabio Mucio Stinghen PARANÁ (2013).

SOLER, (2005)

Pôster id: 3773, enviado por: Bruno dos Santos Vingla

Instituição de Origem: Unifacvest :