LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Doença do Trato Urinário Inferior Felino

Autor(es):

De SOUZA, Gabriel Agostinho Rodrigues, Graduando em Medicina Veterinária , Aluno do Centro Universitário Unifacvest

De SÁ, Rafaela Dellandrea, Graduanda em Medicina Veterinária , Aluna do Centro Universitário Unifacvest

COLOSSI, Rodrigo Piloni, Graduando em Medicina Veterinária , Aluno do Centro Universitário Unifacvest

VIECELLI, Paulo Fernando , Graduando em Medicina Veterinária , Aluno do Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A doença do trato urinário inferior felino (DTUIF) é uma das principais patologias que acometem felinos no dia a dia. Segundo Martins et al (2013) a DTUIF é frequente na rotina veterinária, causando diversos problemas e acometendo principalmente felinos sedentários, podendo-se apresentar de duas principais formas, obstrutiva e não obstrutiva, sendo a obstrutiva de maior relevância pois pode levar o animal a óbito (Bernardo et al, 2020). A patologia pode acometer tanto fêmeas quanto machos mas é nitidamente mais frequentemente em machos afetados por distúrbios urinários.

Objetivos:

O objetivo desse trabalho, tem como foco explicar a obstrução uretral em felinos, apresentando sinais clínicos, doença, diagnóstico, tratamento e a importância para o meio acadêmico e a sociedade.

Metodologia

Pesquisa adquirida por revisões bibliográficas, casos clínicos e pesquisa científica através de dados comprobatórios.

Considerações Finais:

Conclui-se que a DTUIF é uma afecção que acomete felinos comumente durante o cotidiano, sendo considerada de extrema urgência, pois tem um potencial fatal caso ignorada. Sua origem se deve a diversos fatores. Os principais sintomas também podem ser confundidos com cistite idiopática, sendo necessário uma bateria de exames maior para que seja classificada corretamente. Levando em conta que é potencialmente fatal é de suma importância a presença do médico veterinário desde os primeiros sintomas, para que possa em conjunto com o laboratório diagnosticar com acurácia e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Referências Bibliográficas

LOPES, L. C. Relato de caso: Doença do trato urinário inferior de felinos. UFERSA, Mossoró, 2018.
MARTINS, G. S.; MARTINI, A. C.; MEIRELLE, Y. S.; DUTRA, V.; NÉSPOLI, P. E. B.; MENDONÇA, A. J.;
TORRES, M. M.; GAETA, L.; MONTEIRO, G. B.; ABREU, J.; SOUSA, V. R. F. Avaliação clínica, laboratorial e ultrassonográfica de felinos com doença do trato urinário inferior. Semina: Ciências Agrárias, vol. 34, n. 5. UEL – Londrina, 2013.
BERNARDO, Isabela Cristina Ferranti; VARGAS, Maria Eduarda Bernardes; ALMEIDA, Crislene Barbosa. Doenças do trato urinário inferior dos felinos. Revista Científica Unilago, v. 1, n. 1, 2020.
DA ROSA, Veruska Martins; QUITZAN, Juliany Gomes. Avaliação retrospectiva das variáveis etiológicas e clínicas envolvidas na Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF). Iniciação Científica CESUMAR, v. 13, n. 2, 2011.

Pôster id: 3751, enviado por: Rodrigo Piloni Colossi

Instituição de Origem: Unifacvest :