LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Cunicultura Pet no Brasil

Autor(es):

GOEDERT, Jeferson Allein, Graduando de Medicina Veterinária, Aluno de graduação

ARRUDA, Deisy Andrade Padilha, , Professora de Graduação

ALVEZ, Luiza Renata Lourenço, Graduando de Medicina Veterinária, Aluno de graduação

COSTAMILAN, Laura Micheletto, Graduando de Medicina Veterinária, Aluno de graduação

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Conforme destacado por Machado e Ferreira (2014), a cunicultura pet, ramo da atividade que produz animais de companhia para comercialização, cresceu de forma elevada nos últimos anos, em função de uma ligeira mudança no hábito cultural dos brasileiros. Essa mudança gerou um aumento na demanda por animais de companhia. Os produtores possuem um perfil bem definido e sua maioria concentra-se na região Sudeste do Brasil. Embora pouco conhecida e difundida, a cunicultura apresenta uma importância social valiosa e pode ainda desenvolver-se muito mais.

Objetivos:

Apresentar a cunicultura pet. Analisar o mercado, as tendências sociais e o perfil dos produtores envolvidos nessa atividade.

Metodologia

...em função de uma ligeira mudança no hábito cultural dos brasileiros, que estão introduzindo diferentes espécies de animais para companhia. (MACHADO e FERREIRA, 2014). Essa mudança cultural é também conhecida como fenômeno de antropomorfização de animais.
Neste sentido, o coelho se destaca por não fazer barulho, ser educado, gracioso e de manutenção menos onerosa quando comparado a cães e gatos. (FERREIRA e MACHADO, 2007).
Resultados da pesquisa de 2016 sobre a cunicultura pet no Brasil...

Considerações Finais:

Estimulada pela mudança cultural dos brasileiros e pelas vantagens que os coelhos apresentam como animais de companhia, a cunicultura pet está crescendo. Os criadores são majoritariamente do sexo masculino, jovens e a mão-de-obra é quase sempre familiar. A maior concentração desses produtores fica nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Devido a carência de assistência técnica, demanda cada vez maior e o seu potencial para o desenvolvimento urbano e rural, essa atividade necessita de maior divulgação e organização.

Referências Bibliográficas

VALENTIM, K.J., MACHADO, C.L., LOPES, L.V., CHAVES DE PAULA, L.K., BITTENCOURT, M.T., RODRIGUES, M.F.R., ROBERTO, V.H.C., DALLAGO, M.G. Perfil dos criadores de coelho PET no Brasil, v.13, Revista Brasileira de Cunicultura, abril de 2018. Disponível em: http://acbc.org.br/site/images/Perfil_dos_cunicultores_PET.pdf
MACHADO, Carlos Luiz. Pesquisas de preferência, divulgação da atividade de cunicultura e mercado pet cunícula brasileiro, v.8, n.1, Setembro de 2015. Disponível em: http://www.rbc.acbc.org.br/artigo/artigos-cientificos/pesquisas-de-preferencia-divulgacao-da-atividade-de-cunicultura-e-mercado-pet-cunicula-brasileiro

Pôster id: 3733, enviado por: Jeferson Allein Goedert

Instituição de Origem: UniFacvest: