|
Laços divertidos: jogos cooperativos com lápis e barbante
|
Autor(es):
RODRIGUES, Renato , Professor da disciplina de Atividade Formativa II (2023.2), do Curso de Educação física Universitário FACVEST-UNIFACVEST e orientador do artigo. Coordenador do Curso de Pedagogia (UNIFACVEST). Pedagogo (FEDAVI/UNIDAVI), Psicopedagogo/Especialização , Professor
ALVES, Kauan da Silva , Graduando ensino superior , Acadêmico
VINGLA, Bruno dos Santos , Graduando ensino superior , Acadêmico
CONRADO, Kauan de Sá Conrado , Graduando ensino superior , Acadêmico
|
Categoria: IV Cultura, Inclusão e Diversidade; |
|
Introdução INTRODUÇÃO
Desenvolvemos uma abordagem de aula inovadora trazendo uma dinâmica de jogo
/brincadeira do "Lápis e barbante" para a turma do 2° ano do ensino fundamental, no colégio industrial de Lages. Saindo do foco da competitividade e promovendo a importância dos jogos cooperativos, tanto para ambiente escolar quanto para a convivência dos alunos. |
Objetivos: OBJETIVOS
1- Fazer os alunos, professores e entre outros presentes compreender a atividade proposta com a finalidade de promover, a educação, o respeito, cooperação, companheirismo e etc.
2- Estimular coordenação motora e visual: na atividade será trabalhada em grupo onde todos irão visualizar o objetivo e ter uma coordenação sincronizada.
3- Promover as atividades cooperativas nas escolas: mostrar para os alunos e professores uma nova forma de competir e se divertir estimulando a mente e corpo. |
Metodologia METODOLOGIA
A metodologia usada foi a de vivência, mas como algo fictício onde não presenciamos as aulas com os alunos, desenvolvemos nossa ideia para visitas futuras em escolas onde vamos praticar a vivência levando as atividades que desenvolvemos sobre os jogos.Neste trabalho montamos um plano de aula que poderá ser usado adiante na disciplina de Novos Caminhos Para os
Profissionais da Educação.
As ideias dos planos de aula foram Discutidas em sala de aula entre todos para melhor entendimento. |
Considerações Finais: CONSIDERAÇÕES FINAIS
O plano de vivência sobre jogos cooperativos trouxe um bom resultado para todos, conseguimos enriquecer nossos planos de aula, aprender uma "nova" metodologia de ensino, onde agrega mais o cooperativismo na escola e na sociedade, o trabalho teve resultados positivos para nós futuros educadores que iremos trabalhar de uma forma correta com nossos alunos e levar para todos esse método de ensino cooperativo. |
Referências Bibliográficas
REFERENCIAS
Brasil. Ministério da Educação. (2017). "Base Nacional Comum Curricular (BNCC)." Brasília, DF.
MATEUS PETITO Orientador: Prof. Ms. Sérgio Adriano Gomes BRASÍLIA (2013) UNICEUB.
MARIZETE QUERINI Orientador: Fabio Mucio Stinghen PARANÁ |
Pôster id: 3633, enviado por: Kauan de Sá Conrado
Instituição de Origem: Unifacvest : |