LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Betabloqueadores

Autor(es):

LUZ, Josiane , Graduando em enfermagem , Estudante na Unifacvest

SILVA, Leandro, Graduando em enfermagem , Estudante na Unifacvest

MOREIRA, Rosilena, Graduando em enfermagem , Estudante na Unifacvest

FERREIRA, Tatiane , Graduando em enfermagem , Estudante na Unifacvest

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Os bloqueadores beta-adrenérgicos tem em comum a capacidade de bloquear os receptores β da noradrenalina. Possuem diversas indicações, Particularmente como antiarrítmicos, anti-hipertensivos e na proteção cardíaca após enfarte do miocárdio.
A sua estrutura molecular é semelhante à das catecolaminas endógenas (epinefrina e norepinefrina). competindo com elas a nível dos receptores. Este bloqueio simpático provoca uma diminuição da contractilidade e da velocidade da contração cardíacas, diminuição da frequência cardíaca, sobretudo no esforço ou ansiedade. Estas ações levam a uma diminuição do consumo de oxigénio pelo miocárdio (uma das razões do seu efeito benéfico na doença coronária).

Objetivos:

Os beta bloqueadores tem a função de diminuir a velocidade de condução do estímulo eléctrico cardíaco. Verificou-se em diversos estudos que os bloqueadores beta melhoram na qualidade de vida de pacientes com insuficiência cardíaca (A insuficiência cardíaca é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.).

Metodologia

Foi realizado a pesquisa no banco de dados google acadêmico e PUBMED, delimitando pesquisas entre os anos de 2016 a 2021.

Considerações Finais:

Estudos e diretrizes nos dizem quais betabloqueadores utilizar em cada ocasião, como por exemplo, carvedilol (usado para tratar insuficiência cardíaca congestiva, ‘insuficiência do coração’, dor no peito de origem cardíaca e hipertensão arterial), metoprolol (insuficiência cardíaca, no tratamento de hipertensão arterial, da morbilidade de origem cardiovascular e coronária), sotalol (age no controle da fibrilaçāo atrial, diminui a estimulação nervosa em alguns órgãos como o coração, rins e pulmão.) ou mesmo atenolol ( controla a pressão arterial, controle da angina pectoris, controle de arritmias cardíacas, controla o infarto agudo do miocárdio).

Referências Bibliográficas

BORTOLOTTO. L CONSOLIM. F. Betabloqueadores adrenérgico. Rev Brasileira de Hipertensão, 2021.

Pôster id: 3591, enviado por: Josiane da Cruz Luz

Instituição de Origem: Centro universitário Unifacvest: