Autor(es):
SOMMAVILLA, Roberta, Médica Veterinária, Doutora em Ciências – Zootecnia, Professor do Centro Universitário Unifacvest
HUGEN, Débora Serafim, Graduando em Medicina Veterinária , Aluno de Graduação
LOPES, Letícia de Lourdes Camargo, Graduando em Medicina Veterinária , Aluno de Graduação
DA SILVA, Bruna de Souza, Graduando em Medicina Veterinária , Aluno de Graduação
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Introdução As zoonoses são patologias de grande interesse em saúde
pública e que se manifestam principalmente em países
tropicais e subtropicais5
, como é o caso do Brasil. Essas
enfermidades são transmitidas entre humanos e animais.
Para a promoção da saúde única, deve-se ter atuação
conjunta da Medicina Veterinária, Medicina Humana e de
outros profissionais da saúde6
. A área de atuação do
médico veterinário vai além da assistência clínica a
animais envolve também a defesa sanitária animal,
consequentemente, a humana, além de pesquisas
científicas. Já na saúde pública, atua na inspeção de
produtos de origem animal, pesquisa e implementação de
tecnologias de produção. |
Objetivos: Demonstrar a importância de se trabalhar sobre zoonoses
nas escolas através de projetos de extensão, como o
desenvolvido pelo LABETA –Laboratório de Bem-estar e
Etologia Animal da Unifacvest. |
Metodologia A educação sanitária pode ser desenvolvida em escolas,
por meio de um trabalho coletivo e participativo com toda a
comunidade escolar. As zoonoses estão relacionadas à
saúde e ao meio ambiente e, por isso, devem ser tratadas
como um tema transversal, que permeia as diferentes
áreas do conhecimento, assim como preconizam os PCNs
e as DCNs
. A saúde é citada como um direito de
aprendizagem do estudante
, mas essa realidade é, muitas
vezes, negligenciada.
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Considerações Finais: Trabalhar sobre zoonoses nas escolas, como forma de
Projeto de Extensão, traz um impacto positivo nas
comunidades e as atividades desenvolvidas permitem a
disseminação do conhecimento de forma lúdica para as
crianças. O projeto teve como intuito a abertura de um
novo caminho para os demais trabalhos no âmbito
educacional interdisciplinar, efetivando uma ação na
extensão universitária, que tem como objetivo beneficiar as
crianças, os acadêmicos e a sociedade como um todo. |
Referências Bibliográficas
5AGUDELO-SUAREZ P. Leptospirosis: Diagnóstico serológico. Rev CES Med. v.19, n.1, 37-41, 2005.
6MIRANDA, M. A contribuição do médico veterinário a saúde única - One Health. Psicologia e Saúde em Debate, Patos de Minas, v. 4, p. 34-34, 2018.
7BRASIL. Ministério da Saúde. Criança, adolescente e adulto jovem: documento de referência para o trabalho de prevenção das DST, Aids e drogas. Brasília, DF, 1997.
8BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
9BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2016.
10TOME, R.O; et al. Inquérito epidemiológico sobre conceitos de zoonoses parasitárias para professores de escolas municipais do ensino infantil de Araçatuba - SP. Ciência em Extensão, São Paulo, v.2, n.1, p.38-46, 2005.
11HAN, B. A.; KRAMER, A. M.; DRAKE, J. M. Global patterns of zoonotic disease in mammals. Trends in Parasitology. v.32, n.7, p.565-577, 2016.
12KARESH, W.B.; COOK, R.A.; BENNETT |