LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

O Sítio do Seu Lobato

Autor(es):

SILVA, Dailane da., Graduanda em Tecnologia Educacional., Aluno Graduando

Oliveira, Cristian Roberto Antunes de. , Professor, Doutor, Professor da Disciplina: Metodologias Ativas, do Curso de Tecnologia da Educação

, ,

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

O plano pedagógico para o Pré I "matutino" foi inspirado na obra de Monteiro Lobato e busca desenvolver as crianças cognitiva, emocional, social e motoramente. Incentiva a criatividade, independência e valorização da diversidade cultural. O ambiente escolar deve ser estimulante, favorecendo a autonomia, autoconfiança, expressão artística e respeito pela diversidade. O plano abrange várias áreas, incluindo linguagem oral e escrita, matemática, expressão artística e história. As crianças serão avaliadas por meio de observação contínua, com o objetivo de adquirir conhecimento, confiança em suas capacidades e respeito pela diversidade.

Objetivos:

Desenvolver a autonomia, autoconfiança, respeito e interesse pela diversidade, coordenação e observação dos movimentos, habilidades manuais e expressão artística. Estes objetivos buscam promover o desenvolvimento das crianças em aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores, além de prepará-las para desafios futuros e uma participação ativa na sociedade

Metodologia

É importante adotar metodologias pedagógicas adequadas ao desenvolvimento infantil, como aprendizagem baseada em projetos, lúdica e colaborativa. Atividades práticas, exploração e descoberta, contação de histórias, recursos tecnológicos e avaliação formativa também são úteis. A integração de diferentes áreas do conhecimento e a promoção de experiências culturais são importantes para o desenvolvimento. A flexibilidade e a adaptação são fundamentais ao lidar com crianças em idade pré-

Considerações Finais:

Este plano buscou promover o desenvolvimento integral das crianças, estimulando a criatividade, a autonomia e o respeito pela diversidade. A avaliação contínua permitiu a adaptação das atividades de acordo com as necessidades individuais de cada criança. As atividades práticas incentivaram a curiosidade e a aprendizagem significativa, contextualizando o aprendizado. Enfatizou-se a importância do respeito pela diversidade e aprimoramento contínuo. As atividades colaborativas e de grupo incentivaram a interação social refletindo o compromisso com a educação de qualidade e a preparação das crianças para o futuro.

Referências Bibliográficas

Galinha Pintadinha. Seu Lobato. YouTube, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3r4cadv1cmw.
Lobato, Monteiro. O Sítio do Seu Lobato. 1a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1922.
Ministério da Educação do Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Sequência Didática Só Escola. Internet, Disponível em: https://www.sóescola.com.br/sequencia-didatica/
Word Wall. Disponível em: https://wordwall.net

Pôster id: 3572, enviado por: Dailane da Silva

Instituição de Origem: Unifacvest: