LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

A EXPLORAÇÃO ESPACIAL COMO INSPIRAÇÃO PARA A ARTE, A CIÊNCIA E A CULTURA

Autor(es):

STANCKE, Luis Felipe, Graduando em Tecnologia Educacional, Aluno de Graduação

LIMA, Gilson Carlos Antunes de , Graduando em Tecnologia Educacional, Aluno de Graduação

WALTRICK, José Ademar, Graduando em Tecnologia Educacional, Aluno de Graduação

SILVA, Caroline Chilante da, Graduanda em Tecnologia Educacional, Aluna de Graduação

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

A exploração espacial é fascinante e tem sido limitada a aspectos científicos e históricos no ensino. Uma abordagem inovadora na Escola Municipal de Educação Básica Hermínio Pinheiro Júnior, em Lages, Brasil, integra arte, ciência e cultura para inspirar alunos do 5º ano do ensino fundamental a explorar o espaço de maneira holística. Essa abordagem capacita os alunos com habilidades críticas e criativas e reconhece a importância contemporânea da exploração espacial para a humanidade e nosso futuro.

Objetivos:

Os Objetivos incluem despertar e promover a compreensão abrangente e desenvolver habilidades importantes, incluindo pensamento crítico e trabalho em equipe. A inclusão e equidade são incentivadas, juntamente com a interdisciplinaridade. A conscientização sobre o papel da exploração espacial no avanço da ciência e da tecnologia é promovida, bem como a imaginação e a criatividade dos alunos. É importante criar um ambiente de aprendizado estimulante e desafiador.

Metodologia

A metodologia envolveu várias etapas, incluindo a ativação inicial de conhecimentos prévios, planejamento interdisciplinar, atividades práticas, diálogos, expressão artística, trabalho em equipe e o lançamento de foguetes construídos pelos alunos. Sendo bem sucedida na promoção da participação ativa dos alunos, da aprendizagem interdisciplinar, da criatividade, do trabalho em equipa e do diálogo, ao mesmo tempo que enfatizou a importância da inclusão e das experiências práticas.

Considerações Finais:

A abordagem interdisciplinar permitiu que os alunos adquirissem conhecimentos em várias áreas e desenvolvessem habilidades práticas, de pensamento crítico e sociais. A atividade de expressão artística permitiu que os alunos explorassem sua criatividade e expressassem suas interpretações pessoais do espaço. A experiência promoveu a inclusão e o respeito às diferenças. O impacto na comunidade escolar foi positivo, demonstrando como a exploração espacial pode inspirar e unir a comunidade escolar. A abordagem pedagógica promoveu um aprendizado significativo, interdisciplinar, e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos alunos.

Referências Bibliográficas

A experiência interdisciplinar de exploração espacial na Escola Municipal Hermínio Pinheiro Júnior enriqueceu o processo de aprendizagem dos alunos com o envolvimento ativo e a aplicação prática de conceitos de várias disciplinas. A abordagem promoveu a inclusão, a expressão artística e uma compreensão mais profunda do assunto. No entanto, os desafios da gestão do tempo e da afetação de recursos foram significativos. A implementação bem sucedida de abordagens interdisciplinares exige uma orientação e preparação adequadas por parte dos educadores para garantir a integração efetiva de diferentes disciplinas.

Pôster id: 3554, enviado por: LUIS FELIPE STANCKE

Instituição de Origem: UNIFACVEST: