LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Cirurgia parendodôntica- um estudo sobre a modalidade cirurgica apicectomia

Autor(es):

Lais Schmitz, estudante de odontologia, Roberta Berger Ferreira

estudante de odontologia , Ana Carla Pereira , estudante de odontologia

caroline vieira de sartori, Estudante de odontologia , guilherme padilha

Estudante de odontologia , ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

INTRODUÇÃO:
A modalidade cirurgica chamada de Apicectomia é quando é efetuado a ressecção da parte apical da raiz, o que significa que é feita uma remoção cirurgica do ápice de um dente e após isso é feito a manobra de curetagem, preparando a cavidade na porção apical para receber a obturação do canal radicular; com esse tipo de cirurgia o cirurgião dentista consegue fazer a eliminação dos microrganismos e da mesma forma o fechamento dos túbulos dentinários que ficam visíveis e expostos quando há o corte radicular. Este tipo de cirurgia tem como algumas indicações em vários casos e situações clínicas; casos de perfuração da raiz do terço apical; insucesso de tratamento convencional;

Objetivos:

Mostrar e exemplificar a cirurgia paraêndodontica seguida da modalidade apicectomia, sua relevância e principais aspectos a serem discutidos para um melhor entendimento por parte dos ouvintes.

Metodologia

Estudo de uma série de relatos de casos em 2019 ressaltou que a cirurgia periapical é conhecida como um meio endodôntico para enfrentar realmente com lesões periapicais resultantes de necrose pulpar. A ciência mostra que desiguais infecções extraradiculares estão relacionadas a sintomas insistente de exsudação, levando à escassa endodôntica e foram tratadas com êxito apenas por cirurgia paredondôntica. Entretanto, quando há a frustação e o problema ainda continua.

Considerações Finais:

A cirurgia paraendodôntica é um meio de extrema importância para o cuidado dos dentes após todas as possibilidades terapêuticas do tratamento tradicional do canal radicular não terem tido grande sucesso. Quando avaliadas, indicadas de maneira correta tem sim um bom desempenho, as divergêntes modalidades de cirurgia periapical são muito previsíveis e apresentam alta taxa de sucesso. O êxito da cirurgia paraendodôntica, está intimamente relacionado à ligação entre várias outras condições que envolvem a denominação correta do procedimento e performace da técnica cirúrgica, o corte apical certo, tipo de material retro obturador que é colocado da melhor forma em cada caso, particularidade da obt

Referências Bibliográficas

1. PAVELSKI MD, PORTINHO D,CASAGRANDE-NETO A, GRIZA GL,
RIBEIRO RG. Paraendodontic surgery: casereport. RGO - Rev Gaúcha Odontol.2016;64(4):460–6.

2. Pedroche LO, Ulbrich LM,Leonardi DP, Sicuro SM, Pedroche LO,
Alferes R, et al. Apicoectomy afterconventional endodontic treatment failure:
case report. Rsbo. 2013;10(2):182–7.

3. Filho, JA, Almeida, GM, Marques, EF, Bramante, CM. Cirurgia Parendodôntica: relato de caso, Oral Sci., Jan/Dez. 2011, vol. 3, nº 1, p. 21-25.

4. Lutsman, Friedman, Shaharabany (1991), Kuga et al. (1992), Soares et al. (2006) apud Lodi, LM, Poleto, S, Soares, RG, Irala, LED, Salles, AA, Limongi, O. Cirurgia parendodôntica: relato de caso clínico, RSBO, v. 5, n.2, p. 69-74, 2008.

Pôster id: 3542, enviado por: Lais Schmitz

Instituição de Origem: Unifacvest: