LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

TUTORIAL PARA ATENDIMENTO AOS BOLSISTAS DO UNIEDU PELOS COLABORADORES DA UNIFACVEST: A LINGUAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS APOIANDO A QUALIDADE E A PADRONIZAÇÃO.

Autor(es):

CAMPOS, Silvia., Graduada em Pedagogia, Especialista em Ed. Infantil e Séries Iniciais e Tutoria em EAD, Mestra em Práticas Transculturais (Unifacvest), PROFESSORA DA UNIFACVEST; ESPECIALIZAÇÃO EM CURSO; MESTRA EM PRÁTICAS TRANSCULTURAIS

, ,

, ,

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Após diversas conversas informais com membros da reitoria do Centro Universitário Unifacvest e alunos bolsistas, constatou-se que o setor de Bolsas do UNIEDU estava precisando de um aprimoramento, ou seja, uma reestruturação organizacional que o deixasse mais didático, mais prático, com fácil acesso e entendimento do corpo de colaboradores que compõem o setor, para que estes, pudessem orientar com clareza os candidatos a bolsa UNIEDU.
A partir disso, foi proposta a ideia de um tutorial, em formato de História em Quadrinhos, com instruções bem detalhadas sobre como orientar o futuro bolsista, desde a inscrição até o encerramento da bolsa, de forma bem clara e atraente aos leitores.

Objetivos:

Pesquisar sobre planejamento estratégico e satisfação do cliente;
Aprofundar o conhecimento sobre a estrutura das HQs;
Pesquisar e compreender o histórico, as leis e portarias que regem as Bolsas do UNIEDU/SC;
Produzir um tutorial impresso, que forneça aos funcionários do Setor UNIEDU da Unifacvest informações básicas sobre a bolsa (dúvidas frequentes;
Fornecer o tutorial para os funcionários do setor UNIEDU da Unifacvest a fim de padronizar o atendimento.

Metodologia

O levantamento desta temática ocorreu primeiramente, após algumas conversas informais com componentes da reitoria e funcionários da Unifacvest.
A partir da percepção de alguns problemas referentes aos trâmites do setor de Bolsas UNIEDU, buscou-se conversas informais e frequentes com os funcionários do setor em questão, em busca das reais dificuldades encontradas na realização do atendimento aos candidatos (as) e bolsistas.

Considerações Finais:

O Programa possui diferentes tipos de bolsas de estudo, pesquisa e extensão, com diferentes percentuais, bolsas integrais e parciais, e, foi criado com o intuito de incluir um número maior de estudantes no Ensino Superior e ampliar as possibilidades de estudo de residentes no estado de Santa Catarina, sendo este, um dos principais requisitos para candidatar-se a bolsa.
As bolsas UNIEDU favorecem a inclusão de estudantes no ensino superior, os quais devem atender aos requisitos estabelecidos na regulamentação dos programas e estar matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, nas instituições de ensino superior habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho

Referências Bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. & MATOS, Francisco Gomes de. Visão e ação estratégica. 2ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. 159p.

COSTA, Hilda Rodrigues da. O discurso historiográfico da Linguística Aplicada brasileira. Dissertação de Mestrado (Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás) Goiás: UFG, 2011.

https://emec.mec.gov.br

FURNARI, Eva. A bruxinha atrapalhada. Global Editora: São Paulo/SP, 1982.

Pôster id: 3139, enviado por: SILVIA CAMPOS

Instituição de Origem: Centro Universitário Facvest - Unifacvest: