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Aplicação das lutas na educação básica e a sua contribuição para inclusão e o aprendizado sobre cultura.
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Autor(es):
MADRUGA, Davi Vargas, Graduando em Educação Física, Aluno de Graduação
JUNIOR, Marcelo Gomes Lopes, Graduando em Educação Física, Aluno de Graduação
RODRIGUES, Renato, Graduado em Pedagogia Mestre em Educação, Professor Centro Universitário Unifacvest
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Categoria: II Educação e comportamento; |
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Introdução A elaboração de um plano de aula é uma etapa crucial para o sucesso
do processo educativo. Este documento serve como guia, para os
objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e avaliação. Ao
desenvolver uma aula de capoeira para as séries iniciais, a
metodologia adotada deve refletir uma abordagem educativa que
harmonize aprendizado e diversão. O foco principal é proporcionar
uma introdução lúdica aos elementos fundamentais da capoeira,
incorporando movimentos básicos de forma acessível às crianças. A
estrutura deve ser clara e flexível, permitindo ajustes conforme as
necessidades da turma considerando as características da turma.
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Objetivos: Ao criar um plano de aula podemos proporcionar uma estrutura organizada
para o ensino, definir metas claras de aprendizado, facilitar o
desenvolvimento de atividades relevantes e promover a sequência lógica do
conteúdo. Ao produzi-lo para uma aula de capoeira na educação física escolar
também observamos como será o desenvolvimento motor, condicionamento
físico, fomentar ética e o respeito e explorar a história e cultura. Além disso,
um plano de aula ajuda a manter o foco do instrutor e a o |
Metodologia A metodologia para a implementação das lutas na Educação Básica,
com ênfase na capoeira, consiste na elaboração de um plano de aula a
partir de plena compreensão da BNCC abordando aspectos históricos,
culturais e movimentos básicos, efetuando durante
aulas aquecimentos, técnicas básicas, atividades práticas, e a produção
de instrumentos culturais para fortalecer a conexão dos alunos com a
cultura da capoeira. |
Considerações Finais: A organização estruturada facilita não apenas o ensino, mas também o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo aspectos motores, sociais,
cognitivos e culturais. A avaliação atenta da participação e o destaque para valores éticos e de equipe são fundamentais nas conclusões, contribuindo
para aprimorar futuras práticas educativas. |
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC |
Pôster id: 3126, enviado por: Davi Vargas Madruga
Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest : |