LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Dermatite interdigital ( Podologia Bovina)

Autor(es):

SOUZA, Marlon Arruda, Aluno Graduando em Medicina Veterinária , AlunoAluno Graduando em Medicina Veterinária Unifacvest

RIBEIRO, Emanuel, , Aluno Graduando em Medicina Veterinária Unifacvest

ALBUQUERQUE, Flávio, , Aluno Graduando em Medicina Veterinária Unifacvest

BRASCHER, Lucas Gamborgi, , Aluno Graduando em Medicina Veterinária Unifacvest

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A podologia bovina e equina são áreas de estudo amplamente difundidas em razão da importância da saúde dos dígitos (ou cascos) para estas espécies e do elevado impacto econômico negativo que as enfermidades podais causam ao desempenho produtivo nestes animais (WARNICK et al., 2001; SHÖPKE et al., 2013). A prevalência de lesões locomotoras é bastante variável tendo em vista que acredita-se que tais lesões são causadas pela tríade ambiente, anatomia e alterações sistêmicas. Todavia pouco se sabe sobre o quanto cada item interfere, de fato, na ocorrência dessas lesões (KNOTT et al., 2007).

Objetivos:

Objetivo É Investigar e compreender a dermatite interdigital na podologia bovina, buscando aprimorar o conhecimento sobre os fatores causadores, manifestações clínicas, métodos de prevenção e tratamentos eficazes. Pretende-se, assim, contribuir para a promoção da saúde dos rebanhos, reduzindo a incidência dessa enfermidade, melhorando o bem-estar animal e impactando positivamente na produtividade e sustentabilidade da pecuária bovina.

Metodologia

A dermatite interdigital é definida como uma inflamação de origem bacteriana na região interdigital do casco dos bovinos que pode afetar tanto a face dorsal quanto a plantar e palmar, entre o bulbo dos talões (NICOLETTI, 2003).Os sinais clínicos normalmente nas lesões são pouco significativos na determinação de manqueiras, causando pouca claudicação. Porém, em alguns casos pode ocorrer um aprofundamento da inflamação, e as úlceras presentes na epiderme (estágio I) aumentam.

Considerações Finais:

A dermatite interdigital é uma preocupação significativa na pecuária, afetando a saúde e o bem-estar dos bovinos, além de impactar a rentabilidade dos produtores. A prevenção por meio de boas práticas de manejo e intervenções precoces para o tratamento são fundamentais para minimizar o impacto dessa condição na criação bovina.

Referências Bibliográficas

MAREGA, L. M. Ocorrência e tratamento de lesões podais semelhantes à dermatite digital em bovinos. 2001,72 f. Dissertação(Mestrado em Medicina Veterinária) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do Campus de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal.
DEMIRKAN, I.; MURRAY, R.D.; CARTER, S. D.Skin diseases of the bovine digit associated whitlameness. Veterinary Bulletin, Fanhan Royal, v. 70,n. 2, p. 149-171. 2000.
GREENOUGH, P. In: GREENOUGH, P.et al. Bovine laminitis and lameness. Philadelphia.
W. B. Saunders. USA. 2007. 319 p.
NICOLETTI, J.L.M.Manual de podologia bovina. Brasil: Editora Manole, 2003. 130 p.
RISCO, A.C. Lameness in dairy cattle. In: RISCO, A.C. (Ed.). Dairy production medicine. Wiley blackwell. Iowa. 2011. cap19, p. 233-255.
SHÖPKE, K.; WEIDLING, S.; PIJL, R.; SWALVE, H.H. Relationships between bovine hoof disorders, body conditions traits, and test-day yields. Journal of Dairy Science, v.96, n.1, p.679- 689, 2013.

Pôster id: 3080, enviado por: MARLON ARRUDA SOUZA

Instituição de Origem: Centro universitário unifacvest :