LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Processo de Revenimento

Autor(es):

CONTIN, Ricardo Venturin, Graduando em Engenharia Mecânica, Aluno de graduação

PEREIRA, Anderson Rodrigo, Graduando em Engenharia Mecânica, Aluno de graduação

, ,

, ,

Categoria:

III Tecnologias, logística e sustentabilidade;

Introdução

Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade de materiais, como a martensita, eliminando a maioria dos inconvenientes produzidos por esta; além de aliviar ou remover as tensões internas, corrige a excessiva dureza do material, aumentando a ductibilidade e a resistência ao choque.

Objetivos:

Estudar o processo de revenimento, bem como sua influência ao ser aplicado em determinado material ou peça metálica, além de verificar as características alteradas após o processo.
Compreender as características de um material metálico, a fim de entender como o processo de revenimento pode ser aplicado e como ele pode atuar na obtenção de determinada característica do material desejada.
Interpretar gráficos relacionados ao processo de revenimento.

Metodologia

Realizou-se uma pesquisa na Web e consulta a materiais discutidos em sala de aula, sem a finalidade de esmiuçar cada detalhe dos ciclos em questão, mas sim de organizar, de maneira sucinta, os conhecimentos adquiridos e relacioná-los com os fenômenos presentes em nosso cotidiano.

Considerações Finais:

Pode-se concluir que para cada aplicação, é necessário que se faça a avaliação das características necessárias no material, e a partir disso, realizar os tratamentos necessários para que o material se comporte como esperado.
O processo de revenimento é um processo muito utilizado na indústria, especialmente para reduzir a dureza excessiva de materiais cujos quais passaram por processos de têmpera, como por exemplo a martensita, a fim de aliviar as tensões internas do material sem mudar sua estrutura. Assim, é possível obter materiais duros porém não excessivamente frágeis, propriedade que pode comprometer a funcionalidade do mesmo.

Referências Bibliográficas

CHIAVERINI, Vicente. Aços e ferros fundidos: características gerais, tratamentos térmicos,principais tipos. 7. ed. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2006.
GERDAU. Aços Ferramenta. São Paulo: Gerdau, Aços especiais, [200-].
MARCHIONNI, Leandro. Tipos de revenimento. SENAI / CETEMP. 2010

Pôster id: 3019, enviado por: Ricardo Venturin Contin

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: