LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS (TAA): CONTRIBUIÇÕES PARA RESTABELECIMENTO DA SAÚDE MENTAL NA HOSPITALIZAÇÃO

Autor(es):

BARBOSA, Claudia Waltrick Machado., Psicóloga e Pedagoga pelo Centro Universitário UNIFACVEST. Especialista em Psicoterapia Familiar e de Casais pela Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (UNIGUASUL). , Professora no Centro Universitário UNIFACVEST

MUNIZ, Stephanie Schlichting., Graduanda em Psicologia, Estudante

LIMA, Manuelle Almeida., Graduanda em Psicologia, Estudante

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Atualmente, os animais de estimação desempenham papéis significativos na sociedade, ocupando espaços importantes nas famílias e lares, fornecendo apoio emocional. A Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida como Zooterapia, emerge como uma abordagem terapêutica na psicologia e saúde mental, utilizando a interação entre humanos e animais para melhorar o bem estar emocional. Este método visa promover melhorias sociais, emocionais, físicas e cognitivas, oferecendo opções de tratamento para diversas condições psicológicas.

Objetivos:

Este trabalho visa investigar a aplicação do animal como recurso terapêutico em atendimentos interdisciplinares, especialmente no contexto hospitalar, destacando a Terapia Assistida por Animais. Diante do crescente interesse na relação entre homem e animal, focaremos nos benefícios terapêuticos da TAA, explorando seus impactos físicos, afetivos e sociais em pacientes.

Metodologia

O estudo adota uma abordagem qualitativa e realiza uma pesquisa bibliográfica para compreender o processo de investigação, destacando a Terapia Assistida por Animais (TAA) como meio de intervenção em psicologia. Na pesquisa qualitativa, a ênfase recai na análise e descrição do fenômeno em sua complexidade, sem depender da quantificação. A pesquisa bibliográfica envolve o levantamento, seleção e arquivamento de informações de fontes como livros, revistas e teses.

Considerações Finais:

A pesquisa enfatiza a importância dos animais de estimação na sociedade e destaca a Terapia Assistida por Animais como uma abordagem inovadora na psicologia e saúde mental. A TAA, que utiliza a interação entre humanos e animais, demonstra ser uma estratégia versátil para melhorar o bem-estar emocional e psicológico, oferecendo benefícios em diversas áreas. A discussão ressalta a funcionalidade da TAA em contextos educacionais, enfatizando sua aplicação em diferentes faixas etárias.
A interação homem-animal, classificada como Atividade Assistida por Animais (AAA) e Terapia Assistida por Animais (TAA), é destacada pela capacidade dos animais de evocar emoções nos humanos.

Referências Bibliográficas

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
COSTA, E. C. Animais de estimação: uma abordagem psicossociologia da concepção dos idosos. (Dissertação de Mestrado em Saúde Pública). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2006. Disponível em: https://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/37/2009/10/edmarachaves_2006.pdf. Acesso em: 05 de nov. 2023.
GRAWITZ, M. Métodos e técnicas das ciências sociais. Barcelona: Hispano Europea, 1975.
TATIBANA, L. S.; COSTA, V. A. P. Relação homem-animal de companhia e o papel do médico veterinário. Revista Veterinária e Zootecnia em Minas, n. 103. 2009. Disponível em: https://crmvmg.gov.br/RevistaVZ/Revista146.pdf. Acesso em: 05 de nov. 2023.
VIVALDINI, V. H. Terapia Assistida por Animais: Uma Abordagem Clínica Lúdica na Reabilitação de Pessoas com Deficiência Intelectual. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde). UMSP, São Bernardo do Campo, 2011.

Pôster id: 2984, enviado por: Stephanie Schlichting Muniz

Instituição de Origem: Unifacvest: