LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO À PESSOA COM CADASIL

Autor(es):

MEDEIROS, Patricia , Graduanda em Enfermagem , aluno de graduação

MIRANDA, Andreia , Doutora em Educação, Enfermeira, docente do centro universitário unifacvest

GRAF, Magali, Doutora em Educação, Enfermeira, Docente do Centro Universitário Unifacvest

DUTRA, Patricia, Mestre em Práticas Transculturais. Enfermeira. Obstetra, Docente do Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A patologia de Cadasil é uma doença hereditária autossômica dominante, causada por uma mutação no gene NOTCH 3 que segundo Correia (2011), este gene codifica para uma proteína receptora transmembranar, tendo sua função principal relacionada com a manutenção da estabilidade estrutural e funcional vascular. O receptor está localizado nas superfícies das células musculares lisas nas artérias, revertendo então na obstrução desta artéria de pequeno calibre (ANDRÉ, 2010). Levando a infartos cerebrais múltiplos, onde esses pequenos infartos provocam sinais e sintomas que levam o paciente a busca de um diagnóstico.

Objetivos:

Tem como objetivo geral estruturar um plano de cuidado, e como objetivos específicos elencar os diagnósticos de enfermagem na assistência a pessoa com cadasil, e estimular o autocuidado para as pessoas diagnosticadas.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de fase exploratória com o método estudo de caso, onde consequentemente encontrados os constituintes da pesquisa pela técnica de SnowBall (bola de neve), a partir de contatos em que a pesquisadora conhece e que já possui a patologia. Foi estruturado um plano de cuidado estimulando a pessoa em obter o autocuidado e elencando os diagnósticos de enfermagem na assistência a pessoa com cadasil. A pesquisa foi realizada pela consulta de enfermagem, em domicílio.

Considerações Finais:

Os resultados desta pesquisa evidenciam a importância da consulta em domicílio, onde o enfermeiro terá acesso as pessoas de cadasil atuando no processo de estimulação, visando um autocuidado podendo acompanhá-los e o paciente não irá apenas buscar ajuda quando necessitar, mas sim terá uma assistência do enfermeiro, evidenciando não apenas suas queixas, mas sim suas fragilidades, seus medos, e se sentirá mais confortável em trazer os relatos familiares em que também os afeta psicologicamente.

Referências Bibliográficas

ANDRE. Charles. CADASIL: pathogenesis, clinical and radiological findings and treatment. ArqNeuropsiquiatr. 2010, Rio de Janeiro, Disponível em: SciELO - Brasil - CADASIL: pathogenesis, clinical and radiological findings and treatment CADASIL: pathogenesis, clinical and radiological findings and treatment. Acesso em: 06/04/202.
CARPENITO. Lynda Juall. Manual de diagnósticos de enfermagem/ Lynda Juall Carpenito; 15. ed- Porto Alegre: R 2018. 834p.
CORREIA. Nádia, Síndrome de Cadasil: Epidemiologia, Clínica e Genética Dissertação de (Mestrado Integrado em Medicina) Artigo de Revisão Bibliográfica- Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto 2011. Disponível em: . Acesso em: 06/04/2023.
PEREIRA, Everson, “Gente da Cadasil”: famílias com histórico de uma doença genética rara e a experiência do diagnóstico. Florianópolis SC, 2019. Disponível em:

Pôster id: 2911, enviado por: PATRICIA DE SOUZA MEDEIROS

Instituição de Origem: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST: