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VET TALKS E A CONTRIBUIÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autor(es):

SOMMAVILLA, Roberta, Médica Veterinária, Doutora em Ciências – Zootecnia , Professora do Centro Universitário Unifacvest

EISING, Yasmin Cristiny, Graduanda em Medicina Veterinária , Aluna de graduação

MIRANDA, Yasmin de Oliveira, Graduanda em Medicina Veterinária , Aluna de graduação

SANTOS, Francine, Graduanda em Medicina Veterinária , Aluna de graduação

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

No Brasil existem mais de 536 cursos de Medicina Veterinária, um nível muito elevado levando em consideração o resto do mundo. O CFMV divulgou que ao final de 2022 existiam 166.000 médicos veterinários formados, como consequência da grande oferta do curso em todo o país. Porém nem sempre a graduação irá conseguir passar todos os conteúdos necessários para a formação do acadêmico, tendo como uma das soluções para esse obstáculo a criação de grupos de estudos. Esses visam disseminar o conteúdo para os acadêmicos, tanto da maneira mais comum – palestras – quanto por meio de projetos de extensão e projetos de pesquisa ou iniciação científica, que se mostram como uma maneira mais ativa de propaga

Objetivos:

Abordar a importância de grupos de estudos na formação de acadêmicos de cursos de graduação, como o VET TALKS, realizado pelo LABETA –Laboratório de Bem-estar e Etologia Animal da Unifacvest.

Metodologia

Médicos Veterinários trabalham diretamente com outras pessoas nas clínicas, fazendas, empresas, indústrias, etc. Desenvolver uma boa comunicação é importante, pois será através dela que os acadêmicos de Medicina Veterinária ficarão mais seguros em sua vida profissional. Além disso, saber como pesquisar e interpretar artigos científicos confiáveis é essencial para a formação continuada de todo profissional. Assim, os acadêmicos podem aperfeiçoar sua habilidade de oratória, apresentação em público

Considerações Finais:

Grupos de estudos, como o VET TALKS proporcionam a interdisciplinaridade, a capacitação teórica e prática dos alunos, além da difusão de conhecimento sobre assuntos recentes e relevantes do curso de formação. Além disso, auxiliam no aperfeiçoamento da habilidade de síntese, oratória e discussão de ideias pertinentes.

Referências Bibliográficas

ANDRADE, W.L.; CEZANA, J.M.; AMARAL, C.B. Grupo de estudos em animais silvestres (CCAE-UFES) - Uma ferramenta para ampliação de conhecimento, formação de network e ações educacionais. Revista Guará, v.1, n.13, p.113–120, 2022.
BAPTISTA FILHO, L.C.F.; ROCHA, K.C.; CARREIRO, I.L.; CRUZ, L.V.; DA SILVA, A.D.N.; RAMOS, T.R.R. Contribuição do grupo de estudos em ruminantes domésticos durante a pandemia de covid-19. Expressa Extensão, v.27, n.1, p.137-147, 2022.
MATOS, C.C.; SOUSA, K.C.F.; DA SILVA, L.A.S.; SILVA, R.R.R.F.; GOMES JUNIOR, A.C.O.; BRITO, A.S. Grupet-grupo de estudo em animais de companhia: a capacitação através da extensão. Brazilian J Development, v.6, n.11, p.85109-16, 2020.

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Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: