LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Como a febre aftosa pode atingir a saúde pública

Qual a maior importância da febre aftosa na saúde pública

Autor(es):

Ellen Moraes , Graduando em Medicina Veterinária , Acadêmica do centro universitário Unifacvest

Ana Flavia Rocha da Cruz , Graduando em Medicina Veterinária , Acadêmica do Centro Universitário Unifacvest

Gabriele dos Santos , Graduando em Medicina Veterinária , Acadêmica do centro universitário Unifacvest

Giliane de Jesus Garcia , Graduando em enfermagem , Acadêmica Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução


A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente animais de casco fendido, como bois, porcos, ovelhas e cabras. Embora essa doença não apresente um risco direto à saúde humana, ela possui uma importância significativa para a saúde pública por diversas razões.

Entre elas grandes perdas econômicas devido à mortalidade e à redução na produção além de gerar insegurança alimentar

que também pode resultar em restrições comerciais para os países afetados, impactando negativamente a economia e o comércio internacional.

Objetivos:

A febre aftosa é uma doença que afeta principalmente animais de casco fendido, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos. O objetivo da importância da febre aftosa na saúde pública é principalmente de ordem econômica e de segurança alimentar. A doença pode causar grandes prejuízos na indústria pecuária, devido à perda de animais e restrições ao comércio internacional de produtos de origem animal.

Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos, foram coletados informações da doença, como ela afeta o animal os impactos financeiros, as consequências da falta de controle da mesma.
Baseado em artigos científico.

Considerações Finais:

Em conclusão, a maior importância da febre aftosa na saúde pública reside em seus impactos econômicos, na segurança alimentar, na prevenção de epidemias e nos impactos sociais e ambientais. A doença pode causar perdas significativas na indústria pecuária, ameaçar a segurança dos alimentos de origem animal, espalhar-se rapidamente e afetar a vida das comunidades rurais. Portanto, medidas eficazes de controle e prevenção são essenciais para evitar a propagação da febre aftosa e minimizar seus efeitos na saúde pública e na sociedade em geral.

Referências Bibliográficas

Panaftosa – Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS) [2010]. Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa – PHEFA: Plano de Ação 2011-2020. 2010.

Machado RQ. Análise do perfil das restrições comerciais à carne bovina nos acordos SPS e TBT. Dissertação de Mestrado em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 2007.

Pôster id: 2844, enviado por: Ellen Moraes

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest :