|
PAVIMENTO DE CONCRETO NAS RODOVIAS
|
Alexandre Vaisam, 4ª Fase Engenharia Civil, Aluno de Graduação em Engenharia Civil
, ,
, ,
, ,
, , |
RESUMO |
O concreto possui durabilidade maior do que o asfalto convencional, tendo o dobro de vida útil. Além disso, revestir a estrada de concreto é, também, mais fácil, já que a mistura é mais simples para fazer e para aplicar. Enquanto o asfalto precisa ser transportado e aplicado quente, o concreto pode ser aplicado em qualquer situação.
O objetivo é apresentar um novo método de pavimentação nas rodovias, utilizando o concreto como base, devido as boas práticas e inovações da Engenharia.
Nota-se uma evolução nos projetos de pavimentos no mundo, do sistema rudimentar romano para projetos empíricos baseados em projetos empírico-mecanísticos, com a técnica ‘whitetopping’ (cobertura branca), assegurando um melhor desempenho com baixo custo e durabilidade”.
O concreto, por ter uma tonalidade mais clara, proporciona maior visibilidade ao motorista, ‘esquenta’ menos em razão da ação dos raios solares e reflete melhor a iluminação pública.
O conforto e segurança nos dias atuais é proporcionado devido ao progresso da tecnologia, e o pavimento de concreto vem para agregar e somar, com o meio ambiente, devido menos emissão de CO2, e com a segurança nas viagens.
|
Palavras Chave: PAVIMENTO, CONCRETO |
|
CONCRETE PAVEMENT ON ROADS
|
Alexandre Vaisam, 4th Phase Civil Engineering, Civil Engineering Undergraduate Student
, ,
, ,
, ,
, , |
ABSTRACT |
Concrete has greater durability than conventional asphalt, having twice the useful life. Furthermore, covering the concrete road is also easier, as the mixture is simpler to make and apply. While asphalt needs to be transported and applied hot, concrete can be applied in any situation.
The objective is to present a new method of paving on highways, using concrete as a base, due to good engineering practices and innovations.
An evolution can be seen in pavement projects around the world, from the rudimentary Roman system to empirical projects based on empirical-mechanistic projects, with the ‘whitetopping’ technique, ensuring better performance with low cost and durability”.
Concrete, as it has a lighter tone, provides greater visibility for the driver, heats up less due to the action of sunlight and better reflects public lighting.
Comfort and safety nowadays are provided due to the progress of technology, and concrete pavement adds to the environment, due to less CO2 emissions, and travel safety. |
Key Words: PAVEMENT, CONCRETE |
|
Resumo ID 3865, enviado por: Alexandre Vaisam,
Da instituição: UNIFACVEST. |