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Cordão de Girassol: A Nova Lei Para Deficiências Ocultas
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Thainá Wolf, ,, Graduanda em Educação Especial Rosângela Pereira , Graduada em Pedagogia, Graduanda em Educação Especial Adaiane Moreira Branco dos Anjos, , Graduanda em Educação Especial Renato Rodrigues, , Professor da Disciplina: Atividade Formativa V , , |
RESUMO |
Na educação, toda escola tem a obrigação, por lei, de assegurar e promover condições de igualdade para as pessoas que têm alguma deficiência, visando a inclusão social e cidadania desses estudantes. Partindo do pressuposto de que a educação de qualidade está na base de uma sociedade bem estruturada e se torna possível a inclusão sem distinção. Dentro da perspectiva da Educação Especial Inclusiva tem como propósito, entender os processos de segregação, integração e inclusão de alunos com deficiências ocultas na comunidade escolar, junto com o cordão de girassol, símbolo nacional para identificação de pessoas com condições de saúde não visíveis de imediato, como surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, entre outras. O objetivo é acompanhar junto com a instituição de ensino, o que precisa para estar preparada para receber este aluno, com um ambiente que supra as necessidades básicas do estudante e possa ajudar o dia a dia dessas pessoas a fim de garantir o suporte e respeito aos direitos de que necessitam. A metodologia envolve uma abordagem interdisciplinar, conhecimentos prévios integrados com arte, geografia, história e aspectos sociais por meio de atividades com o cordão de girassol. A escola deve ser um espaço, no qual se atenda a todas as diversidades e singularidades com a importância da inclusão e o conviver com as diferenças. As estratégias foram concebidas para garantir uma abordagem abrangente e criteriosa da aprendizagem dos alunos ao longo do projeto de vivência interdisciplinar, promovendo uma nova consciência escolar centrada na inclusão de todos, no direito das pessoas com deficiências ocultas e maior interação entre todos os alunos como e sem deficiência, tornando a prática uma ferramenta de redução de desigualdades. |
Palavras Chave: Educação, Cordão de Girassol, Diversidade |
Sunflower String: The New Law for Hidden Disabilities
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Thainá Wolf, ,, Special Education Graduate Rosângela Pereira , Graduated in Pedagogy, Special Education Graduate Adaiane Moreira Branco dos Anjos, , Special Education Graduate Renato Rodrigues, , Subject Teacher: Training Activity V , , |
ABSTRACT |
In education, every school has the obligation, by law, to ensure and promote equal conditions for people who have a disability, aiming at the social inclusion and citizenship of these students. Based on the assumption that quality education is the basis of a well-structured society and inclusion without distinction becomes possible. Within the perspective of Inclusive Special Education, its purpose is to understand the processes of segregation, integration and inclusion of students with hidden disabilities in the school community, together with the sunflower string, a national symbol for identifying people with health conditions that are not immediately visible. , such as deafness, autism, diabetes, asthma, intellectual limitations, cognitive disabilities, among others. The objective is to monitor, together with the educational institution, what it needs to be prepared to receive this student, with an environment that meets the student's basic needs and can help these people's daily lives in order to guarantee support and respect for the students. rights they need. The methodology involves an interdisciplinary approach, prior knowledge integrated with art, geography, history and social aspects through activities with the sunflower string. The school must be a space in which all diversities and singularities are attended to with the importance of inclusion and living with differences. The strategies were designed to ensure a comprehensive and judicious approach to student learning throughout the interdisciplinary experience project, promoting a new school awareness centered on the inclusion of all, the rights of people with hidden disabilities and greater interaction between all students as and without disabilities, making the practice a tool for reducing inequalities. |
Key Words: Education, Sunflower String, Diversity |
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Resumo ID 3810, enviado por: Thainá Wolf, Da instituição: Centro Universitário Unifacvest. |