CUNICULTURA PET NO BRASIL – REVISÃO DE LITERATURA

 

GOEDERT, Jeferson Allein, Graduando de Medicina Veterinária, Aluno de graduação

ARRUDA, Deisy Andrade Padilha, Professora da UniFacvest, Professora Orientadora

FORBICI, Julia Rosa, Graduando de Medicina Veterinária, Aluno de graduação

COSTAMILAN, Laura Micheletto, Graduando de Medicina Veterinária, Aluno de graduação

ALVES, Luiza Renata Lourenço, Graduando de Medicina Veterinária, Aluno de graduação

RESUMO

A cunicultura pet é o ramo da atividade que produz animais de companhia para comercialização. Devido a uma ligeira mudança no hábito cultural dos brasileiros, também conhecida como antropomorfização de animais, houve um aumento na demanda por esses animais. Neste sentido, o coelho se destaca por não fazer barulho, ser educado, gracioso e de manutenção menos onerosa quando comparado a cães e gatos. Consequentemente, houve também um crescimento na cunicultura pet no Brasil. Os produtores em sua grande maioria são do sexo masculino, com faixa etária entre 21 e 40 anos e contam com mão-de-obra familiar. O sistema de produção mais utilizado é o intensivo, podendo ser desenvolvido com pouco espaço, estrutura e baixíssimo impacto ambiental. A alimentação dos animais majoritariamente conta com ração e forragens. A raça mais produzida é a Mini Lion Head e o ponto de venda mais utilizado para divulgação e comercialização é a internet. A região Sudeste é a que possui o maior número de produtores seguida pela região Sul. Apesar de alta demanda e o seu potencial para o desenvolvimento urbano e rural, essa atividade ainda é carente de assistência técnica.

Palavras Chave: Cunicultura Pet, Perfil Nacional, Mini Coelho, Coelho Anão, Cunicultor, Produção Familiar.

 

PET CUNICULTURE IN BRAZIL – LITERATURE REVIEW

 

GOEDERT, Jeferson Allein, Veterinary Medicine student, Graduate Student

ARRUDA, Deisy Andrade Padilha, Professor at UniFacvest, Guiding Teacher

FORBICI, Julia Rosa, Veterinary Medicine student, Graduate Student

COSTAMILAN, Laura Micheletto, Veterinary Medicine student, Graduate Student

ALVES, Luiza Renata Lourenço, Veterinary Medicine student, Graduate Student

ABSTRACT

Pet rabbit farming is the branch of activity that produces companion animals for sale. Due to a slight change in the cultural habit of Brazilians, also known as anthropomorphization of animals, there was an increase in demand for these animals. In this sense, the rabbit stands out for not making noise, being polite, graceful and less expensive to maintain when compared to dogs and cats. Consequently, there was also a growth in pet rabbit farming in Brazil. The vast majority of producers are male, aged between 21 and 40 and rely on family labor. The most used production system is intensive, which can be developed with little space, structure and very low environmental impact. The animals' diet mainly includes feed and forage. The most produced breed is the Mini Lion Head and the most used point of sale for advertising and marketing is the internet. The Southeast region has the largest number of producers followed by the South region. Despite the high demand and its potential for urban and rural development, this activity still lacks technical assistance.

Key Words: Pet Rabbit Farming, National Profile, Mini Rabbit, Dwarf Rabbit, Rabbit Farmer, Family Production.

Resumo ID 3736, enviado por: Jeferson Allein Goedert,

Da instituição: UniFacvest.