Vivências em Educação

 

OLIVEIRA. Cristian Roberto Antunes de, Doutor, Professor

TAVARES, Ariane Paulino, Graduanda, Acadêmica

ALVES, Luisa, Graduanda, Acadêmica

VIEIRA, Mariéle de Oliveira, Graduanda, Acadêmica

FIGUEREDO, Nathalia Hermle, Graduanda, Acadêmica

RESUMO

Neste trabalho temos como objetivo utilizar a habilidades dos componentes curriculares como a matemática, ciências e a geografia na vivência em sala de aula. Na
Matemática a habilidade trabalhada foi a EF01MA14 com os alunos do segundo ano do ensino fundamental, com a atividade foi possível identificar e nomear figuras planas
como (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes posições ou
em contornos de faces de sólidos geométricos.neste mesmo componente também trabalhamos com a
temática de grandezas e medidas, onde as habilidades
a serem desenvolvidas são:(EF01MA17) Reconhecer e
relacionar períodos do dia, da semana e meses do ano,
utilizando calendário quando necessário, o trabalho foi elaborado para replicar em uma turma de 1° ano onde em grupo, farão a maquete do movimento de
rotação, onde os mesmos irão confeccionar o Planeta Terra, Sol e Lua e entender em que período acontece o fenômeno do dia e o da noite.
Com Ciências a temática foi vida e evolução com o objetivo de conhecimento plantas onde as habilidades
a serem desenvolvidas (EF02CI06) é: identificar as
principais partes de uma planta raiz, caule, folha,
flores e frutos, e a função desempenhada por cada
uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o
ambiente e os demais seres vivos. Onde através do
material seria possível observar as funções de cada
parte da planta, relacionando o uso de cada parte em
nosso cotidiano e por final trazer a experiência de plantio de feijões onde será possível
observar desde o plantio, todos os estágios de crescimento de uma planta e as suas partes para
assim relacionar a planta física com a planta do material.
Com o componente
curricular geografia com a habilidade
(EF01GE10) Descrever características de seus
lugares de vivência relacionadas aos ritmos da
natureza (chuva, vento, calor etc). Onde cada
criança faria sua maquete correspondente a um
clima e depois adicionaria o clima na maquete
que encaixasse com o local de vivência.

Palavras Chave: Habilidades, vivências, objetivo.

 

experiences in education

 

OLIVEIRA. Cristian Roberto Antunes de, Doctor, Teacher

TAVARES, Ariane Paulino, undergraduate, academic

ALVES, Luisa, undergraduate, Academic

VIEIRA, Mariéle de Oliveira, undergraduate, Academic

FIGUEREDO, Nathalia Hermle, undergraduate, Academic

ABSTRACT

In this work we aim to use skills from curricular components such as mathematics, science and geography in the classroom experience. At Mathematics, the skill worked on was EF01MA14 with students in the second year of elementary school, with the activity it was possible to identify and name flat figures such as (circle, square, rectangle and triangle) in drawings presented in different positions or in contours of geometric solid faces. In this same component we also work with the theme of magnitudes and measurements, where skills to be developed are:(EF01MA17) Recognize and relate periods of the day, week and months of the year, using a calendar when necessary, the work was designed to be replicated in a 1st year class where, as a group, they will model the movement of rotation, where they will create Planet Earth, Sun and Moon and understand in which period the phenomenon of day and night occurs. With Sciences, the theme was life and evolution with the objective of knowing plants, where skills to be developed (EF02CI06) is: identify the main parts of a plant root, stem, leaf, flowers and fruits, and the function performed by each one of them, and analyze the relationships between plants, the environment and other living beings. Where through the material it would be possible to observe the functions of each part of the plant, relating the use of each part in our daily lives and finally bring the experience of planting beans where it will be possible observe from planting, all stages of growth of a plant and its parts to thus relating the physical plant to the material plant. With the component geography curriculum with the skill (EF01GE10) Describe characteristics of your places of experience related to the rhythms of nature (rain, wind, heat, etc.). Where each child would make his model corresponding to a weather and then add the weather to the model that fits in with where you live.

Key Words: Skills, experiences, objective.

Resumo ID 3705, enviado por: Mariele de Oliveira Vieira ,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest .