O USO DA EQUOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

 

Talia Meyer, Estudante , Acadêmico do Centro Universitário Unifacvest

PALOMA STUDZINSKI CORDOVA, estudante , Acadêmico do Centro Universitário Unifacvest

Caiane Aparecida Mota, Estudante, Acadêmico do Centro Universitário Unifacvest

CHRISTIANO SPINDLER , Professor , Professor Centro Universitário Unifacvest

Irineu Jorge Sartor , professor , Professor Centro Universitário Unifacvest

RESUMO

INTRODUÇÃO: Transtorno espectro Autista (TEA), é um conjunto de distúrbios neurológicos, podendo acontecer precedentemente aos três anos de idade. Os mesmos podem apresentar mudanças comportamentais, como dificuldades na comunicação e interação social, pode-se apresentar repetição de movimentos e movimentos estereotipados. A terapia com o equino, conhecida como equoterapia pode proporcionar recursos terapêuticos para portadores de TEA, possibilitando a motivar a estimulação de diferentes quadros, e funcionamento adequados para esses indivíduos.
OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo apresentar de forma sucinta e completa, algumas características do Transtorno Espectro Autista (TEA) e o benéfico da equoterapia em pacientes que tem TEA. METODOS: Foi conduzida da forma de uma revisão bibliográfica por meio de pesquisa em artigos científicos em bancos de dados da Internet, tais como PubMed, SciELO, PEDro, entre outros, com o propósito de examinar e relacionar as informações referentes a equoterapia em pacientes com TEA.RESULTADOS: Conforme a pesquisa realizada neste estudo, sendo assim equoterapia proporciona diversos efeitos para portadores do TEA. Referindo –se a motricidade e aos aspectos cognitivos e psicológicos, benefícios ao equilíbrio, concentração e postura. CONCLUSÃO: Totaliza-se que 100 % dos pacientes portadores de tea, que praticam a equoterapia como terapia complementar ou tratamento observa-se que os inúmeros benefícios da pratica envolvendo cavalos são evidentes nas mudanças motoras.

Palavras Chave: Equoterapia, Transtorno de Espectro Autista, beneficio

 

RIDING THERAPY AS A THERAPEUTIC RESOURCE IN THE REHABILITATION OF CHILDREN WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER (ASD)

 

Talia Meyer, PALOMA STUDZINSKI CORDOVA, student

PALOMA STUDZINSKI CORDOVA, ,

Caiane Aparecida Mota, teacher, CHRISTIANO SPINDLER

CHRISTIANO SPINDLER , Professor Centro Universitário Unifacvest ,

Irineu Jorge Sartor , ,

ABSTRACT

Introduction: autism spectrum disorder (asd), is a set of neurological disorders, which can occur as early as three years of age. They may present behavioral changes, such as difficulties in communication and social interaction, repetition of movements and stereotyped movements may occur. Equine therapy, known as equine therapy, can provide therapeutic resources for people with asd, making it possible to motivate the stimulation of different conditions and adequate functioning for these individuals. objective: this work aims to succinctly and completely present some characteristics of autism spectrum disorder (asd) and the benefits of hippotherapy in patients who have asd. Methods: it was conducted in the form of a bibliographical review through research in scientific articles in internet databases, such as pubmed, scielo, pedro, among others, with the purpose of examining and relating information relating to hippotherapy in patients with asd.results: according to the research carried out in this study, equine therapy provides several effects for people with asd. Referring to motor skills and cognitive and psychological aspects, benefits to balance, concentration and posture. Conclusion: in total, 100% of patients with tea, who practice equine therapy as a complementary therapy or treatment, observe that the numerous benefits of the practice involving horses are evident in the motor changes.

Key Words: hippotherapy, autism spectrum disorder, benefit

Resumo ID 3669, enviado por: Talia Meyer,

Da instituição: Centro universitário unifacvest .